Por: Andréa Leonora | 07/09/2019

A SC-283, de Concórdia a Itapiranga, no Extremo-Oeste, é uma das principais rotas de escoamento da produção agroindustrial do estado, ao lado da BR-282. Em situação caótica, a rodovia estadual registra frequentes acidentes, além de veículos com problemas mecânicos como resultado dos trechos praticamente intransitáveis.

Diante desse cenário, os deputados Altair Silva (PP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Rodovias do Grande Oeste, e Marcos Vieira (PSDB), presidente da Frente Parlamentar em Favor da Recuperação da SC-283, chamaram duas audiências públicas para buscar soluções.

Os encontros vão acontecer na próxima sexta-feira (13), em Mondaí e em Concórdia. Os eventos são abertos ao público e devem reunir lideranças políticas, empresários e a comunidade em geral. Mesmo antes das audiências já é possível afirmar qual deve ser a posição unânime dos participantes: Como está não dá para ficar.

 

Resgate histórico

O palacete que serviu de última residência para governador Hercílio Luz (1860-1924) passou muitos anos em condição de abandono e estava prestes a desmoronar. Se isso acontecesse, Santa Catarina perderia um elemento importante de sua história e ainda uma bela construção, com elementos art décor e art nouveau. Durante os últimos três anos a casa passou por uma completa restauração e agora fará parte do circuito da Casa Cor Florianópolis, um dos mais importantes eventos de arquitetura e decoração. Todo o restauro, que agora poderá ser apreciado por visitantes, foi acompanhado pela Fundação Catarinense de Cultura. A recuperação do imóvel tombado como patrimônio histórico da Capital custou perto de R$ 5 milhões e foi custeada pela construtora Milano.

 

Petistas de 206 municípios catarinenses e de 4.951 cidades brasileiras estarão mobilizados no domingo (8) para participarem do Processo de Eleição Interna (PED). É através do voto direto que os filiados ao Partido dos Trabalhadores definem as executivas municipais, estaduais e nacional. Em Santa Catarina, dois nomes despontam. Um é o do atual presidente do PT-SC, o ex-deputado federal Décio Lima. Ele tem o apoio de nomes como o da própria esposa, ex-deputada estadual Ana Paula Lima, dos deputados estaduais Neodi Saretta e Padre Pedro, e ainda do ex-ministro da Pesca, José Fritsch.

 

Outra chapa é encabeçada pelo ex-deputado federal Dirceu Dresch. Ele conquistou o apoio de figuras como o deputado federal Pedro Uczai, a da deputada estadual Luciane Carminatti, o ex-superintendente Regional do Trabalho em Santa Catarina Vânio dos Santos e o ex-presidente da Eletrosul, Milton Mendes. Além de escolher quem vai presidir os diretórios municipais e estaduais do PT pelos próximos quatro anos, os petistas também terão que votar entre dois nomes que se apresentaram para a presidência do partido em nível nacional – Gleisi Hoffmann, deputada federal pelo Paraná que busca a reeleição como presidente da legenda, e Paulo Teixeira, deputado federal por São Paulo. O PT catarinense tem hoje 69,1 mil filiados.

 

Olha o prazo! Até este domingo (8) ainda será possível fazer a inscrição para jovens residentes em Santa Catarina e que estejam cursando graduação ou pós-graduação participem do programa Jovem Parlamentar. O alerta é do deputado Celso Maldaner, presidente do MDB-SC. Para concorrer, basta enviar um vídeo de 1 minuto e 30 segundos justificando o desejo de participar da iniciativa. A inscrição deve ser feita no site jovemparlamentar.com.br. Como prêmio, uma semana das atividades do parlamentar em Brasília, com todas as despesas pagas particularmente por Maldaner.

 

Apoio necessário A 13ª Parada do Orgulho LGBTI+, que ocorre neste domingo (8), na Capital, contará com advogados e advogadas da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB-SC, que vão oferecer assistência jurídica gratuita aos participantes no local do evento, que deve receber perto de 50 mil pessoas. Presidente da seccional catarinense, Rafael Horn, explica que entre as orientações à comunidade estão o procedimento que envolve a troca de nome, união estável, adoção e pensão em caso de morte. “Uma das missões da OAB/SC é promover a cidadania, o que se faz também com orientação jurídica.”

 

Contra o crime Na terça-feira (10), na sede da Federação das Indústrias (Fiesc), o comandante-geral da Polícia Militar (PMSC), coronel Araújo Gomes, participará do almoço-debate do Grupo de Líderes Empresarias – LIDE/SC – com a palestra Santa Catarina: Segura e Bela. Ele vai apresentar estratégias e iniciativas adotadas para o combate à violência no estado.