Uma nova história para o Porto de Laguna

Será assinada nesta quinta-feira (19) a minuta do convênio de delegação da estrutura portuária de Laguna pelo governo do Estado. O Porto de Laguna é administrado por autarquias federais desde 1975. Com o novo momento, já está sendo elaborado um projeto para revitalização das docas e aprofundamento do calado, entre outras ações que pretendem recuperar a importância que o porto já teve.

Criado na primeira metade do século XIX, o porto de Laguna viu decair a atividade até virar um terminal pesqueiro. A ideia agora é, além de revitalizar, atrair movimentação para o terminal. No médio prazo, a cadeia produtiva do pescado pode ser impactada com até 1,5 mil empregos.

Foto: Divulgação

Natural de Laguna, o deputado Felipe Estevão (PSL) encampou essa bandeira logo que assumiu o mandato, em fevereiro deste ano. Sensibilizou o governador Carlos Moisés para a situação e, principalmente, para o potencial do porto.

Também foi várias vezes a Brasília e a São Paulo, estado sede da Companhia Docas (Codesp) que hoje administra o porto. “Ninguém acreditava. Fizeram até piada do nosso esforço. Mas agora está aí o resultado”, comemora o parlamentar. O governador Moisés estará no ato de assinatura.