Por: Andréa Leonora | 1 mês atrás
17/07/2019

 

A nova operação da Polícia Militar de Santa Catarina foi batizada de Novo Fardamento e conta com a participação do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC). O projeto, que pretende desenvolver um novo modelo para o uniforme da corporação, está recrutando jovens talentos catarinenses

 

 

As inscrições seguem abertas até o dia 19 de julho no site www.scmc.com.br.

 

Podem participar da seleção egressos dos programas do SCMC e alunos das instituições de ensino associadas à plataforma, matriculados nos cursos de Design de Moda, Design Gráfico, Engenharia Têxtil e Publicidade e Propaganda. Para isso, os estudantes interessados devem enviar um vídeo com tempo entre 1 e 2 minutos explicando como poderão contribuir com o projeto e cadastrar seu portfólio na plataforma Behance.

De acordo com o comandante Geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, a parceria reforça a aproximação da PMSC com a comunidade da Indústria Criativa catarinense. “Além de modernizar nosso fardamento e investir no bem-estar dos policiais, esse projeto é importante por envolver profissionais e estudantes catarinenses de áreas criativas que têm muito a contribuir com toda a sociedade”, observa o comandante.

O objetivo é modernizar o uniforme atual que, embora tenha passado por mudanças, ainda segue a modelagem da década de 1960. O compromisso é o de preservar a identidade visual e garantir o bem-estar do policial, além de romper barreiras para aproximar ainda mais a entidade da comunidade.

A criação será guiada por quatro pilares: identidade visual, tecnologia, conforto e design, e a equipe responsável pelo desenvolvimento do novo uniforme será formada após avaliação técnica dos inscritos e por oficiais do comando geral da PM. Os estudantes selecionados receberão capacitação do SCMC e das empresas associadas que contam com avançadas ferramentas para o desenvolvimento do projeto. A ideia é que a entrega final do protótipo, ficha técnica e modelagem 4D à PMSC aconteça até 30 de outubro.

A assessoria para a elaboração de protótipos e tecnologia específica será realizada pelo Thomzen Bureau Créative, consultoria em pesquisa e criação de moda. “Usar o nosso know how aliado à criatividade e intensidade dos estudantes tem tudo para surpreender positivamente. Trabalharemos para entregar um produto final à altura de quem está nas ruas diariamente nos protegendo”, afirma Rodrigo Zen, Head of Fashion do Thomzen Bureau Créative.

SCMC

Trata-se de um plataforma colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

São associadas à iniciativa as empresas Altenburg, Audaces, Chantelle, Cia Hering, Círculo, Coratex, Fakini, Fundação Hermann Hering, Grupo Marlan, HI Etiquetas, Karsten, Marisol, Meias LOA, Tecnoblu e Villa Têxtil.

A lista de instituições parceiras do SCMC também é extensa: Católica de Santa Catarina, Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.

 

(Da Assessoria, editada)