Por: Andréa Leonora | 1 mês atrás

Como parte da Semana Inclusiva, que começa nesta segunda-feira (16) e vai até domingo (22), a Federação das Indústrias (Fiesc) vai divulgar um portal que conecta quem procura trabalho a empresas que querem contratar. A Federação vai cadastrar interessados em vagas durante o Dia D, feirão de empregos que ocorre no sábado (21), em Florianópolis e Blumenau. Joinville promove o Dia D em 28 de setembro.

O espaço foi desenvolvido pela própria Fiesc e, segundo o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, trata-se de uma ferramenta inovadora que aproxima esses profissionais do mercado de trabalho. “A inclusão de pessoas com deficiência na indústria é um processo em construção. O setor vem compreendendo a importância da diversidade em seus quadros. Por isso, oferece oportunidades para essas pessoas e cria condições para que elas realizem um bom trabalho.” No portal, além das oportunidades de emprego, há informações sobre eventos, serviços e cursos.

Pessoas com deficiência podem cadastrar seus currículos por conta própria, com a ajuda da família ou de alguma instituição a qual sejam ligadas, e visualizar oportunidades de emprego. Já as empresas podem divulgar vagas e ter acesso aos currículos. Há mais de uma década a entidade atua em inclusão de pessoas com deficiência, com atuação nas áreas da saúde e educação, por meio da formação básica, além do Programa SESI SENAI de Ações Inclusivas e qualificação profissional.

 

Acesso à Justiça

Foto: Murici Balbinot/Adjori-SC

 

Defensoria Pública de Santa Catarina divulgou que mais de 65% dos casos atendidos pelo órgão são das áreas cível e da família. Solicitações pela guarda de filhos e por pensão alimentícia estão entre as principais solicitações. Os atendimentos seguem em ritmo de crescimento. Na Capital, por exemplo, as ações na área de família até agora passaram de 930. No total do ano passado, foram 1,3 mil ações. No estado, de acordo com o relatório de Estatística e Produtividade elaborado pela Corregedoria-Geral da Defensoria Pública, foram mais 1,6 mil ações ajuizadas pela instituição solicitando guarda de filhos e pensão alimentícia no primeiro semestre de 2019. O total é de 306.334 mil ações. Esse número chama a atenção porque já está próximo dos números apresentados no ano inteiro de 2018, quando foram registrados 365 mil processos. “O que atesta o crescimento da Defensoria Pública em Santa Catarina e a importância que a instituição tem para a sociedade”, disse a defensora pública-geral, Ana Carolina Dihl Cavalin.

 

UFSC Na segunda (16), no Auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa, acontece audiência pública que deve resultar no encaminhamento a fim de solucionar a crise financeira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). De acordo com a presidente da Comissão de Educação do Legislativo estadual, deputada Luciane Carminatti (PT), a direção da UFSC alega falta de recursos para concluir o ano letivo, já que desde maio acumula R$ 43,5 milhões bloqueados pelo Ministério da Educação. Para 2020, o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) enviado pelo governo federal ao Congresso prevê redução ainda maior, de 40% nas verbas de custeio da universidade.

 

Envolvimento “Estamos chamando toda a comunidade acadêmica, estudantes, professores, servidores, todos os afetados diretamente por esta situação que precisa urgentemente de encaminhamentos para ser revertida. Este problema não se restringe aos portões da universidade e nós queremos somar forças”, convocou Luciane.

 

Expo Defense Representantes do Ministério da Defesa e das Forças Armadas estarão em Santa Catarina nos dias 27, 28 e 29 para participar da SC Expo Defense – Feira de Tecnologias e Produtos de Defesa, que ocorre na Base Aérea da Capital. Promovido pelo Centro das Indústrias (Ciesc), o evento pretende aproximar empresas que atuam no setor e o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. A intenção é estimular que as indústrias conheçam as demandas das Forças Armadas – e, ao mesmo tempo, facilitar que os militares conheçam a oferta disponível – para estimular novos negócios.

 

Conselheiros O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) divulgou os locais de votação para as eleições de conselheiros tutelares, marcadas para o dia 6 de outubro nos 295 municípios do estado. Para consultar sua seção e local de voto, é preciso entrar no link bit.ly/2mfCmV5, tendo em mãos o título de eleitor. Ao todo, serão cerca de 1.500 conselheiros eleitos em Santa Catarina, sendo ao menos cinco por cidade.