Insegurança jurídica trava o desenvolvimento turístico de SC e é tema de encontro

Está acontecendo agora, em São Paulo, o encontro Investe Turismo – Segurança Jurídica Gera Emprego. A iniciativa do evento foi do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. Catarinense, ele está preocupado com a judicialização e a criminalização dos empreendimentos turísticos, principalmente aqui no estado. “Santa Catarina é onde temos mais problemas nesta área”, afirma.

Por isso mesmo ele convidou catarinenses que conhecem as dificuldades do setor por aqui para participarem do encontro como painelistas. Foram convidados Mané Ferrari, da Associação Náutica (Acatmar), o professor Alexandre Biz, da UFSC, e o presidente da Comissão de Desenvolvimento da OAB-SC, Marcos Saes. Em comum, vão tratar da insegurança jurídica que se reflete na postergação ou na desistência de novos investimentos.

Cidadão carioca

O ministro Vinicius Lummertz vai receber, na próxima sexta-feira (8), o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro. A proposta foi aprovada por unanimidade em 2017 pela Câmara de Vereadores do Rio, apresentada pelo vereador Carlos Caiado (DEM), que destacou a relevância da participação de Lummertz, então presidente da Embratur, na articulação do governo federal com as autoridades e lideranças empresariais do Estado e da cidade do Rio de Janeiro no enfrentamento à questão da segurança.

Esse entendimento acabou resultando no projeto “Rio de Janeiro a Janeiro”, um calendário de grandes eventos (um a cada mês) para incentivar o turismo e ao mesmo tempo reduzir os problemas com a segurança. A honraria será concedida em evento onde o secretário de Segurança Pública da capital fluminense, general Richard Nunes, fará um balanço da intervenção militar na cidade.