Por: Coluna Pelo Estado

O Flamengo acabou de anunciar sua parceria com a Chiliz, principal provedora mundial de blockchain para os setores de esporte e entretenimento. Com isso, o rubronegro pretende lançar o seu próprio Fan Token, o $MENGO, na plataforma de engajamento de fãs, a Sócios.com.

De acordo com algumas informações, o rubronegro teria começado a cogitar o lançamento do seu próprio Fan Token após um convite oficial feito ao conselho deliberativo do clube para discutir e formalizar a proposta. O negócio já foi aprovado, e agora o Mengão se junta a outros dois times brasileiros de futebol que têm uma parceria com a Sócios.com: Atlético Mineiro e Corinthians, que possuem um acordo parecido com a plataforma.

Os Fan Token são ativos digitais colecionáveis cunhados na blockchain da Chiliz, e os seus proprietários têm o direito de participar de enquetes exclusivas e promoções, assim como recebem recompensas vip, e têm acesso a fóruns de bate-papo, jogos e competições no Sócios.com.

Novo negócio das equipes do futebol mundial

Diversos times de futebol conhecidos em todo o globo também se uniram à plataforma de engajamento, como o Barcelona, PSG, Milan, Juventus, Manchester City, Arsenal, e seleções como Portugal e Argentina. A plataforma também tem se associado a equipes de outras modalidades esportivas. Nos Estados Unidos, atualmente 11 times da NBA já fizeram um acordo com a Sócios.com. Já o UFC, o maior evento de MMA do planeta lançou seu próprio criptoativo, enquanto outra entidade do mundo das lutas, a PFL, também fez o mesmo.

Em relação ao lançamento dos Fan Tokens, o vice-presidente de Comunicação e Marketing do Flamengo, Gustavo Oliveira, disse:  “A torcida do Flamengo sempre abraça todos os nossos parceiros e desta vez não será diferente. Temos muita confiança no potencial dos Fan Tokens e acreditamos que o engajamento dos torcedores do Flamengo, maior torcida do mundo, será fantástico”.

Já o CEO da Chillz e Sócios.com, Alexandre Dreyfus, comemorou e muito o acordo com um dos times mais populares do Brasil. Segundo o executivo, o Mengão é mais um gigante do esporte a fazer parte da lista de parceiros da plataforma, e que a partir de agora, os fãs de todo o globo poderão se conectar com a equipe que tanto amam.

Avassalador

Os Fan Token do Mengão chegam em um momento que o time carioca está fazendo uma campanha impressionante e que tem deixado qualquer fã de futebol admirado, seja pelas vitórias consecutivas, ou pelo futebol apresentado pela equipe, que enche os olhos dos seus torcedores. Dessa forma, o Flamengo tem sido bem cotado nas casas de apostas que aceitam Pay4fun, graças ao seu bom momento, e os torcedores têm aproveitado todas as facilidades de pagamento e promoções das plataformas online, para continuar palpitando nas partidas do rubronegro.

A vítima mais recente do bom futebol do Mengão foi o Barcelona Sporting Club, em partida válida pela Libertadores. O rubronegro carioca venceu o time equatoriano por 2 x 0, porém, o placar poderia ter sido muito mais elástico.

 A diferença técnica entre os dois times era evidente, e o Flamengo fez o dois gols ainda no primeiro tempo, ambos de Bruno Henrique, que desde a chegada de Renato Gaúcho no comando do time, recuperou o seu bom futebol.

No final do primeiro tempo, o Barcelona perdeu um jogador, no entanto, o Mengão não conseguiu aproveitar a vantagem numérica na segunda etapa para ampliar o placar e garantir sua vaga na grande final da Libertadores. Assim sendo, apesar da desvantagem de dois gols, o Barcelona ainda tem chances de classificação no jogo de volta. Mas se eles encontrarem o Flamengo em uma noite mais ou menos inspirada, dificilmente conseguirão bater os rubronegros.

SC Portais