Coluna Pelo Estado 17/06

Fiesc intensifica parceria SC-Itália

A missão empresarial à Itália, realizada pela a Federação das Indústrias (Fiesc) intensificou parcerias com a Universidade de Bolonha e com entidades ligadas ao ecossistema de inovação e design da Emília-Romanha, no norte do país europeu. O grupo, liderado pelo presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar, teve encontro com representantes de instituições de educação, tecnologia e inovação, além de empresas de segmentos como o metalúrgico, móveis e construção. Em artigo publicado no site da Fiesc, Aguiar detalhou os avanços da missão: “A missão técnica à Emília-Romanha, entre 6 e 10 de junho, foi marcada por algumas importantes descobertas, algumas confirmações do que já se imaginava e algumas surpresas”, escreveu o presidente da Federação. “A Itália possui um PIB per capita quatro vezes maior que o do Brasil, uma participação da indústria no PIB bem acima da média e uma taxa de exportação em relação ao PIB duas vezes maior que a brasileira, além de uma taxa de exportação per capita quase doze vezes a do Brasil. A região da Emília-Romanha mantém um PIB per capita quatro vezes maior que o de Santa Catarina. Apesar de SC ter uma das maiores taxas de participação da indústria no PIB (26%), a Emília-Romanha atinge 34%”, reforçou. “Neste sentido, a missão foi particularmente relevante para o programa Reinventa-SC, por confirmar que temos diversos tipos de países com realidades e resultados diversos em relação ao Brasil: 1) há países que possuem realidade e resultados muito superiores ao Brasil há décadas ou até séculos, tais como Alemanha, Japão, Holanda e EUA; 2) em alguns países tínhamos uma realidade semelhante que se tornou diferente mais recentemente, com resultados ainda mais diferentes, como Israel, Coréia do Sul, Singapura, Irlanda e China; 3) em outros países a situação é semelhante e os resultados também, tais como Colômbia, Argentina, México, Egito e Turquia”, completou.

Rota da Cachaça

O sonho de mais de 60 anos se tornou realidade esta semana. O trecho de cinco quilômetros pavimentado na Rota da Cachaça, em Luiz Alves, no Vale do Itajaí, recebeu investimento de R$ 3,3 milhões do Governo do Estado, numa obra realizada pela prefeitura, e virou realidade para os produtores locais. Ao todo, são dez alambiques espalhados por diversas regiões de Luiz Alves, colecionando premiações nacionais e internacionais, como o de Adolar Wruck, que vende até para a Alemanha. Mais um ponto turístico de Santa Catarina.

Madre Tereza

O Governo do Estado anunciou, em Itajaí, a finalização do repasse de R$ 40 milhões para o Hospital Marieta Konder Bornhausen. O Complexo Madre Teresa contará com Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Ambulatório, Banco de Leite, 241 leitos de internação, 20 leitos de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 12 salas cirúrgicas sendo 3 obstétricas, Central de Materiais Esterilizados (CME) e Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon).

Parques

O Programa de Concessão de Parques de Santa Catarina teve a sua primeira audiência pública realizada em Campos Novos, no Meio-Oeste. No encontro foi discutida a concessão de serviços turísticos no Parque Estadual Rio Canoas (PAERC). As audiências ocorrem para complementar a consulta pública, que antecede a publicação do edital de licitação e são essenciais para apresentar as propostas às autoridades locais e comunidade. O público em geral pôde acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Governo do Estado no YouTube.

Novo tempo

Para a deputada Paulinha (Podemos), o que está acontecendo em Santa Catarina é além da política. Para ela, é uma nova história que está sendo escrita trazendo dignidade e liberdade para os catarinenses de todos os 295 municípios. “ E o tempo vai mostrar esse novo caminho”, avaliou, ao comentar que não são apenas recursos que o Governo do Estado está empreendendo por todo o Estado. “Estamos falando de um mar de oportunidades para a nossa gente, surgindo com a realização de sonhos que pareciam inalcançáveis”.