“Sebrae/SC fortalece a  atuação das pequenas empresas”

Udo Martin Trennepohl
Gerente regional do Sebrae/SC no oeste

Impulsionar o empreendedor ao sucesso e proporcionar ambientes favoráveis aos negócios. Esses propósitos norteiam as inúmeras ações executadas pelo Sebrae/SC em todo o território catarinense. A entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda.

O Sebrae/SC é reconhecido pela promoção do empreendedorismo e pelo desenvolvimento das pequenas empresas. Sua visão é transformar a sociedade e reduzir as desigualdades por meio do empreendedorismo, por isso a atuação é voltada a dois públicos: o empreendedor e a Administração Pública Municipal. As principais temáticas abordadas pela entidade estão relacionadas ao empreendedorismo, finanças, legislação, marketing, mercado, gestão de pessoas, planejamento, qualidade e vendas.

Só em 2021 o Sebrae/SC prestou mais de 250 mil horas de consultorias e atendeu mais de 170 mil micro e pequenas empresas. Nesta entrevista o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, expõe sobre alguns programas de ação prioritária para a região.

PELO ESTADO – Com a pandemia da covid-19 muitas pessoas encontraram no empreendedorismo uma fonte de renda e realização profissional. Mas, o Sebrae/SC tem iniciativas para que os microempreendedores individuais (MEIs) possam crescer?

Trennepohl – Sim, pois a entidade visualiza o MEI como uma “porta de entrada” para a formalização de uma atividade econômica, mas a intenção é que ele se desenvolva, que cresça, e possa contribuir com a sociedade ao gerar empregos, renda e incremento econômico do município. Uma das iniciativas foi realizada no ano passado em Chapecó que é o Programa Salto Aceleradora de MEIs, operado pela Impact Hub Floripa – uma rede global de apoio a empreendedores. A turma teve 85 inscritos e 51 participantes, que receberam 29 mentorias para o desenvolvimento do negócio nas áreas de gestão financeira, inovação, marketing, planejamento, gestão empresarial, processos e vendas. Durante dez semanas de formação gratuita e on-line os participantes passaram por uma trilha de conhecimentos sobre autodesenvolvimento, modelo de negócios, mercado, finanças, marketing digital, vendas e pitch (breve apresentação do negócio). A metodologia combinou elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradores de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Mas, para 2022 teremos mais novidades para quem se desafia a buscar conhecimento para proporcionar o crescimento de sua empresa.

“Mas, para 2022 teremos mais novidades para quem se desafia a buscar conhecimento para proporcionar o crescimento de sua empresa.”

PE – Você falou em novidades para o processo de aceleração dos MEIS. Qual seria essa nova proposta?

Trennepohl – Neste ano lançaremos o MeiUP, uma iniciativa desenvolvida por meio da parceria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) com o Sebrae/SC. A proposta busca promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, além de estimular o empreendedorismo e contribuir para a construção de um País mais justo, competitivo e sustentável. A jornada de 26 semanas contempla diagnóstico da atividade e módulos sobre o empreendedor, o negócio, a gestão empresarial, pitch e encerramento. Entre as temáticas das oficinas disponibilizadas estão: marketing e vendas, finanças, legislação, gestão de pessoas, crescimento planejado e orientado para resultados, acesso ao crédito, como inovar no meu negócio, atendimento ao cliente, compras e estoque. Inicialmente serão selecionados 20 MEIs, com perfis de maior potencial de crescimento, que receberão tutoria e acompanhamento durante um ano e meio. Esse projeto piloto será uma referência nacional, pois conta com a colaboração de especialistas do Sebrae Nacional e foi construído por várias mãos. Sabemos que ter um programa que auxilia no crescimento do negócio é um diferencial e também uma necessidade dos municípios.

PE – Você poderia explicar sobre outras iniciativas que buscam melhorar o ambiente de negócios, o crescimento das pequenas empresas e a expansão das atividades econômicas?

Trennepohl – Claro! Outra novidade é o Projeto de Desenvolvimento Setorial – Indústrias Chapecó: inovação com rentabilidade por meio da tecnologia da informação, que será desenvolvimento em 2022 e 2023. O objetivo é dotar os estabelecimentos com ferramentas gerenciais e tecnológicas para elevar o faturamento, a lucratividade e a produtividade, conforme parceria do Brasil Mais. Essa proposta foi elaborada a partir de demanda identificada pelo Programa Cidade Empreendedora. Entre os parceiros para execução estão: ACIC, Associação dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (Simec), Pollen Parque, Administração Municipal de Chapecó e Sebrae. Inicialmente, participarão 80 micro e pequenas empresas, sendo 20 de cada segmento participante: alimentação fora do lar, confecção, madeira-móveis e metal mecânico. Esperamos com o projeto contribuir para combater o desperdício nessas cadeias produtivas, tornar a atividade mais sustentável, reduzir custos, aumentar a produtividade, implantar ações sustentáveis, mapear e prospectar novas oportunidades, definir estratégias de direção e posicionamento, aprimorar os controles financeiros pela gestão por indicadores e implementar inovações.

PE – Na esfera da Administração Municipal qual é a atuação da entidade?

Trennepohl – O Sebrae/SC e o Poder Público executam o Programa Cidade Empreendedora, que busca promover um ambiente de negócios para dinamizar a economia, gerar renda, emprego, arrecadação e produtividade. O ciclo 2021/2022 foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Conta com cinco pilares de ação para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócio: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora. As estratégias do programa são pensadas para tornar os negócios locais mais competitivos e também para aproximar o setor empresarial da Administração Municipal, com simplificação de processos e capacitação para fortalecer os empreendedores.

PE – Em nossa região quais municípios participam do Programa Cidade Empreendedora?

Trennepohl – Atualmente o programa está em andamento em 23 municípios: Anchieta, Caibi, Campo Erê, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Faxinal dos Guedes, Galvão, Guarujá do Sul, Itapiranga, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Maravilha, Marema, Palma Sola, Pinhalzinho, Saltinho, São Carlos, São Domingos, Saudades, Seara, Xanxerê e Xaxim. Nos municípios atendidos nos ciclos anteriores observamos diversos benefícios como: redução do tempo médio para abertura de novos negócios, fomento ao empreendedorismo, aprimoramento dos pequenos negócios locais, alinhamento da Lei de Liberdade Econômica, redução da burocracia, formação de lideranças mais eficazes e otimização do dinheiro público.

“O ciclo 2021/2022 foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis”

Edição e textos:
MARCOS A. BEDIN
MTE SC 00085-JP