Pelo Estado 24 de março de 2022

Feira Internacional de Negócios vai conectar empresários de SC e Europa

Em maio, uma das principais feiras internacionais de negócios de países da língua portuguesa, conhecida como FIN, deve reunir em Florianópolis, cerca de 3,5 mil lideranças empresariais brasileiras e delegações do exterior, vindos da Europa, Ásia e África, para conhecer o que temos de novidades em relação a cidades inteligentes, energias limpas, agrotecnologia e indústria 4.0. “Nosso estado, e em especial a Capital, que é conhecida como Vale do Silício brasileiro, é um polo tecnológico com grande potencial e existe muito interesse dos estrangeiros pela nossa inteligência de mercado. Será um evento para fechar negócios”, revela Jatyr Ranzolin Jr, presidente da Câmara Brasil-Portugal de Comércio, Indústria e Turismo de Santa Catarina. O evento promoverá rodadas de negócios entre empresas estrangeiras e startups de diversas regiões apresentando seus planos de negócios para empresas de fora do Brasil. Já confirmaram presença a Agência de Dinamização Econômica de Braga, a InvestBraga, e a Sociedade Portuguesa de Inovação. A FIN é promovida internacionalmente desde 2017 pela Associação de Jovens Empresários Portugal-China. Em 2022, três continentes vão realizar o evento: América, Europa e Ásia. Além de Florianópolis, a feira acontece em junho na cidade de Porto, Portugal. Já em outubro, a conexão é feita com Macau, na China, região colonizada por portugueses. Em Santa Catarina, a feira tem patrocínio da Fecontesc e a programação oficial por ser acessada no site www.finbrasil.com.br. O evento é dirigido às empresas que pretendem ampliar sua rede de conhecimentos e de negócios e por meio do evento conquistarem o mundo. Os palcos principais para acesso dos participantes serão Indústria 4.0, Smart Cities, traduzindo cidades inteligentes, Energias Limpas e Agrotech. Serão mais de 72 horas de imersão em negócios, networking, possibilidades, sinergia, internacionalização, visibilidade e autonomia.

Agora vai
Governadores dos quatro estados que participam do Codesul e os diretores do BRDE decidiram investir em infraestrutura rodoviária e ferroviária. O primeiro passo foi assinar a resolução que cria um grupo de trabalho para planejar, de maneira integrada, as demandas e concentrar a logística entre eles, com o apoio dos principais produtores do agronegócio brasileiro. Para Santa Catarina, está previsto uma ferrovia que ligará Chapecó a Correia Pinto e terá 319 quilômetros de extensão, e outra entre Itajaí e Araquari, com 72 quilômetros. O Governo do Estado deverá investir cerca de R$ 40 milhões nos projetos.
Foto: divulgação

Ninguém quer
Com a renúncia do prefeito de Porto Belo, Emerson Stein (MDB), para concorrer a deputado estadual nas eleições deste ano, o vice-prefeito Elias Cabral (PL) deveria assumir, mas para surpresa de todos anunciou que não quer o cargo e que também renunciará. Em nota oficial, Cabral, que é professor, revela que vai retornar ao serviço público após a decisão de renúncia. O presidente da Câmara, Joel Lucinda (MDB), assumirá a Prefeitura até que o TRE realize uma nova eleição.

Papa-léguas
O MDB contabiliza duas baixas na nominata de seus candidatos a deputados nas eleições deste ano. O ex-vice-governador Eduardo Pinho Moreira informou que continuará como diretor do BRDE e o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-dall, que teria apoio do deputado Ismael dos Santos (PSD), que vai a federal, decidiu não concorrer mesmo tendo apoio da Igreja Assembleia de Deus. A sigla corre agora em busca de nomes para fortalecer a nominata de deputados e ainda está indecisa sobre possíveis coligações para disputa ao Governo do Estado.

Vai ficar mais barato
O senador Esperidião Amin (PP) comemorou a aprovação do projeto de sua relatoria que isenta de imposto os equipamentos e materiais importados para uso exclusivo no exercício da profissão de fotógrafo e cinegrafista. A proposta segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. A isenção alcança o Imposto de Importação, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e as contribuições PIS/Pasep e Cofins. As isenções só podem ser concedidas a equipamentos e materiais que não possuam similar nacional.

Aposentadoria
A OAB/SC abriu inscrições, até 19 de abril, para vaga de desembargador no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-12), aberta com a aposentadoria da desembargadora Lília Leonor Abreu. A seccional manterá a escolha direta pela advocacia no terceiro processo para formação de lista sêxtupla à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional.