Pelo Estado 23 de março de 2022

Programa Terra Boa 2022 começa atender os agricultores catarinenses

As primeiras operações do Programa Terra Boa 2022, que vai ampliar a produtividade e a renda no meio rural catarinense, começaram nesta semana. O governador Carlos Moisés e o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, assinaram as autorizações com produtores durante evento na Cooperativa Regional Itaipu, em Pinhalzinho. Neste ano, o Terra Boa tem um aporte maior de recursos. São R$ 105,2 milhões para apoiar a aquisição de sementes de milho, calcário, kits para melhoria de pastagens e do solo, além do incentivo à apicultura, à meliponicultura e ao cultivo de cereais de inverno. O aporte disponibilizado é 86% superior em relação a 2021. A partir desta semana os agricultores, após obter as autorizações na Epagri dos municípios, estão aptos a retirar os produtos nas cooperativas. O Programa incentiva a aquisição de sacas de semente de milho, toneladas de calcário, milhares de kits forrageira, apicultura e solo saudável. Além disso, os produtores catarinenses contarão com o apoio da gestão estadual para investir na produção de cereais de inverno. A intenção é apoiar o cultivo de até 20 mil hectares de grãos que serão destinados para a fabricação de ração animal e para fomentar o cultivo de cereais de inverno para produção de silagem. A distribuição das cotas de milho começa em junho. Segundo o secretário, todos os programas públicos daqui são pensados para atender as principais demandas dos produtores. Os agricultores beneficiados compartilharam da mesma opinião ao falar sobre os cuidados com o solo para ter uma boa produção. Por isso os recursos do Terra Boa são fundamentais como apoio a quem produz. “Se não fosse esse programa não conseguiríamos fazer a correção do solo. Se a gente não cuidar da terra, não vamos produzir. Temos que ser produtor de solo para depois ser produtor de alimentos”, relatou o agricultor de Pinhalzinho beneficiado com calcário, Jairo Balen. “O Programa Terra Boa é um incentivo fundamental para quem vive no campo. Os implementos vêm ajudar na preservação do solo. Temos que ajudar a terra a se preservar,” disse o agricultor de Saudades, Aristeu Luiz Henz.

 

Voz única
A Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) reuniu os empresários de todas as regiões do estado para a primeira rodada de reuniões plenárias regionais do ano. Os encontros acontecerão em formato híbrido e discutirão pautas de interesse do setor. Participam os presidentes das associações empresariais. As reuniões são um aquecimento para o Projeto Voz Única que levanta uma série de ações e atitudes que precisam ser realizadas em nível federal e estadual para que Santa Catarina tenha a garantia do desenvolvimento socioeconômico nos próximos anos.

 

Renovação
Na política a renovação nem sempre é boa. O exemplo é o que deve ocorrer na Assembleia Legislativa aonde pelo menos 14 dos atuais 40 parlamentares não devem retornar nas eleições deste ano por concorrerem a outros cargos ou decidirem não concorrer mais a cargos eletivos. Já anunciaram que não irão concorrer os deputados Moacir Sopelsa (MDB), Milton Hobus (PSD) e está previsto que Romildo Titon (MDB) e Padre Pedro (PT) também não concorrerão. São nomes experientes e que certamente farão falta no Parlamento catarinense.

 

Bastidores
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), esteve na Alesc reunido com o presidente do MDB, deputado Celso Maldaner, com o prefeito de Jaraguá do Sul e candidato ao governo, Antídio Lunelli, com o deputado federal Carlos Chiodini, e com o presidente estadual do PSD, Milton Hobus. Na pauta, as eleições deste ano. Antes estiveram na Alesc, mas em reuniões separadas os ex-governadores Leonel Pavan (PSDB) e Raimundo Colombo (PSD). Novas reuniões devem ocorrer até dia 2 de abril, por enquanto só há especulações de possíveis alianças.

 

55 faz 55
O senador Esperidião Amin (PP) esteve reunido no mesmo hotel em que o prefeito chapecoense está hospedado em Florianópolis, João Rodrigues, para conversas sobre as eleições. Na pauta a possível filiação do empresário Luciano Hang no PP. Já circula na imprensa declarações de que o ex-governador Raimundo Colombo estaria disposto a abrir mão da majoritária para apoiar Rodrigues. Os deputados federais, estaduais, prefeitos, vices e vereadores do PSD já manifestaram apoio a JR que hoje comemora 55 anos em grande estilo, numa festa para lideranças políticas, empresariais, familiares e amigos.

 

#Partiu
Os deputados Ada de Luca (MDB), Bruno Souza (Novo), Coronel Mocellin (Republicanos), Luiz Fernando Vampiro (MDB), Ismael dos Santos (PSD), Marlene Fengler (PSD), Ricardo Alba (PSL), Silvio Dreveck (PP) e Valdir Cobalchini (MDB) pretendem disputar vaga para Câmara dos Deputados, enquanto que o deputado Kennedy Nunes (PTB) vai concorrer ao Senado.