O deputado Moacir Sopelsa (PMDB), é eleito novo presidente da Alesc, neste último ano de Legislatura e o deputado Mauricio Eskudlark (PL) será o primeiro vice-presidente. Segundo Sopelsa, a prioridade é pelo trabalho transparente, independente, em harmonia com os demais poderes. “Aquilo que tivermos de fazer em defesa das pessoas, eu não vou medir esforços para poder viabilizar”, defendeu.

O presidente reitera que os desafios são muitos, “mas eu tenho certeza de que saberei superá-los, porque não vou estar sozinho nesta empreeitada, tenho aqui os demais 39 deputados que me confiaram essa missão e os funcionários da Alesc”.

Ex-prefeito de Concórdia, Sopelsa é um dos parlamentares mais experientes, com seis mandatos de deputado estadual. Foi duas vezes secretário de Estado da Agricultura e da Pesca e na Alesc já foi o 1ª vice-presidente e líder da bancada do MDB.

Antes de entregarem as cartas de renúncia que possibilitaram a eleição de Sopelsa e Eskudlark, os deputados Mauro de Nadal (MDB) e Nilso Berlanda (PL) discursaram e fizeram um balanço de suas atuações à frente da mesa diretora da Assembleia Legislativa.

Nadal compartilhou os resultados da gestão com os demais deputados. “Essa construção não foi feita apenas por mim, mas por todos deputados e deputadas. Se conseguimos uma economia histórica, foi porque todos ajudaram”, afirmou. Já Nilso Berlanda afirmou que deixa a Vice-Presidência com a sensação do dever cumprido. “Foi uma grande honra ter ajudado o presidente Mauro de Nadal a conduzir a Assembleia Legislativa”, resumiu.

Mínimo regional

O anteprojeto do governo estadual que reajusta o salário-mínimo regional já está na Alesc (Assembleia Legislativa de SC). Os valores superam o mínimo nacional para o ano de 2022. A proposta atualiza em 10% o atual piso catarinense em quatro faixas e será aplicado retroativo a janeiro desse ano. Para o líder do governo, deputado José Milton Scheffer (PP) a proposta vai melhorar a renda para quem mais precisa e tramitará em regime de urgência.

Avanço

 Agricultores e técnicos catarinenses já podem contar com o EpagriTec, uma nova forma de buscar soluções para o agro catarinense. O dispositivo, que pode ser acessado pelo aplicativo Epagri Mob, é um acervo de informações sobre importantes cadeias produtivas do Estado. O serviço, que é gratuito, tem inúmeras outras vantagens, entre elas, a exibição de fotos, vídeos e arquivos que facilitam a compreensão dos temas. Também será sempre atualizado com conteúdo técnico-científico gerado pelos extensionistas e pesquisadores da Epagri.

Resíduos

O projeto Transformando Vidas, Construíndo Sonhos, realizado por associações de moradores de Capinzal, no Meio-Oeste de Santa Catarina, com o apoio do Instituto BRF, fechou 2021 com 105 toneladas de resíduos recolhidos nos cinco anos do programa. Criado como ação do voluntariado do Instituto, é realizado desde 2016 e incentiva práticas de separação e reciclagem na comunidade, com cinco postos espalhados pelos bairros.

Justiça

O Poder Judiciário catarinense (PJSC) concluiu a digitalização de todos os processos ativos de 1º grau. O resultado será mais rapidez, transparência e segurança na tramitação. As atividades iniciaram em fevereiro de 2017, com o intuito de tornar digitais os autos que tramitavam em meio físico. Desde então, a Secretaria de Digitalização atuou em um volume aproximado de 140 mil processos com mão de obra terceirizada.

Na estrada

O projeto “Na Estrada” aproxima os catarinenses dos deputados estaduais, por meio de conteúdos disponíveis no site da Alesc. A produção é da Agência AL e TVAL e conta a rotina dos parlamentares. A série de reportagens especiais acompanha o dia a dia dos compromissos que o parlamentar mantém em sua região de origem. Reuniões, encontros, audiências públicas, solenidades, visitas, atendimentos em gabinete regional, vistorias e audiências com autoridades.