Depois do primeiro lote, SC corre o risco de ficar sem vacina contra Covid-19

 

Santa Catarina recebeu nesta semana o primeiro lote com 126 mil doses da CoronaVac, a vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan. Pelo esquema de distribuição montado pela Secretaria de Estado da Saúde, 71.040 doses seguiram para as regionais de saúde e foram distribuídas entre todos os 295 municípios catarinenses. A operação foi realizada em cerca de 9 horas e contou, inclusive, com a aeronave Arcano 02 do Corpo de Bombeiros. Um sucesso de logística, que corre o risco de se transformar em ação isolada.

O Brasil periga ficar sem vacina nos próximos dias, a julgar pela dificuldade que o Governo Federal está a encontrar em conseguir novas doses. O Butantan estima que os insumos sejam liberados já na semana que vem. Mesmo assim, a produção só poderia ter continuidade em fevereiro. A Fiocruz não consegue importar da Índia a vacina produzida pela Universidade de Oxford, em parceria com a empresa Astrazeneca, e anunciou que a entrega deverá ficar para março. Diante deste quadro, podemos voltar à estaca zero.

Assim, nem mesmo parte dos grupos prioritários será imunizado, o que reforça o alerta para a necessidade da se manter o protocolo de distanciamento e higienização. Além disso, fica cada vez mais necessário evitar aglomerações.

A fiscalização tende a aumentar. O MPSC instaurou inquérito no âmbito da 33ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital e apura a conduta de 15 casas noturnas da Grande Florianópolis que descumpriram regras. Em Balneário Camboríu a Justiça já fechou dois estabelecimentos que insistiram em realizar baladas sem o menor cuidado de biossegurança.

O alerta para a falta de vacina reforça a ideia de que muito ainda precisa ser feito até que se tenha toda a confiança de a vida voltar ao velho normal. O caminho é longo.

Decisão judicial pode afastar Julio Garcia da presidência da Alesc | Foto Divulgação/Arquivo/Agência AL

 

Hemorragia

Alcançado pela Operação Hemorragia,o deputado Julio Garcia, presidente da Alesc, tem contra si um pedido de afastamento do Parlamento. O despacho é da juíza federal substituta, Janaina Cassol Machado. A defesa de Garcia, a cargo do advogado Cesar Abreu, se disse surpreendida com a medida. “Não se justifica a prisão em flagrante ou a preventiva do Deputado Júlio Garcia, não apenas por ausência de autoria, coautoria ou participação que lhe possa ser imputada, por inocorrência de qualquer perigo que decorra de sua liberdade”, descreve.

 

Programa ALI

De olho na orientação proativa, gratuita e personalizada para aumentar a produtividade das micro e pequenas empresas da região da Foz do Itajaí, o Sebrae/SC busca participantes para do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Ao todo serão 10 encontros, em três meses, com consultores especializados que implementarão ações inovadoras. Podem participar empresas de pequeno porte (ME e EPP) das cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Botuverá, Brusque, Camboriú, Canelinha, Guabiruba, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Major Gercino, Navegantes, Nova Trento, Penha, Porto Belo, São João Batista e Tijucas. Mais informações pelo telefone do Sebrae Itajaí: (47) 3390-1400 ou no telefone do Sebrae de Brusque: (47) 3351-3701.

 

Chuva

A Defesa Civil estadual emitiu na tarde desta quarta-feira, 20, alerta para o risco de chuvas intensas e volumosas até a manhã desta sexta-feira, 22.

As regiões que exigem maior atenção são a Grande Florianópolis, o Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte.

Outras áreas também estão em atenção. De acordo com o alerta, os volumes acumulados neste período podem superar os 100 mm nas regiões do Meio Oeste, Alto e Médio Vale do Itajaí. Não se descartam alagamentos.

 

CELOS

Apesar do ano atípico, a Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS) fechou 2020 em alta. O Plano Misto fechou dezembro com alta de 2,04% diante da meta atuarial de 1,29%, encerrando o ano acima da meta: 11,15% diante de 9,42%. O resultado corresponde a 118% da meta atuarial e a 404% do CDI. Já o Plano Transitório fechou o último mês de 2020 com alta de 1,96% para uma meta atuarial de 1,29%, obtendo retorno anual de 8,11% diante de 9,42% projetados. O resultado não superou a meta atuarial, mas correspondeu a 294% do CDI.