Eleições em Santa Catarina têm 27 ocorrências policiais; cinco eleitores foram presos

Até às 16h, foram registradas 27 ocorrências policiais no estado. Cinco eleitores foram presos, sendo uma mulher em Palhoça que estava realizando panfletagem com material de propaganda de candidato a vereador próximo ao local de votação; um homem em Morro da Fumaça, por coação de eleitores e agressão contra policiais militares; e três eleitores de São Francisco do Sul presos por boca de urna.

São três casos envolvendo candidatos, nenhum com prisão. Um em Canoinhas, com candidato fazendo propaganda em frente a seção eleitoral; outro em São Bento do Sul, no qual um candidato a vereador foi visto arremessando material de campanha também próximo a uma seção eleitoral; e uma última ocorrência em Abelardo Luz, na qual um candidato a vereador estava atrapalhando a votação em seção eleitoral e distribuindo santinhos.

Entre os casos envolvendo eleitores, nos quais não houve prisão, destaca-se uma reunião com fins partidários, em frente a uma residência em Piratuba. Houve um tumulto generalizado e três pessoas armadas fizeram disparos e fugiram do local. Nessa ocorrência foi registrado um homicídio.

Disque-eleitor

Das 6h às 15h30 foram registrados 11.820 atendimentos via Disque-Eleitor. As principais dúvidas são relativas ao local de votação, como ir votar sem o título e como justificar o voto.