Santa Catarina volta a apresentar condição de neve nesta semana

Depois de um ano, o Estado de Santa Catarina volta a apresentar condição de neve. A semana que começa com chuva, pode terminar com neve e uma intensa massa de ar frio. Justamente o frio intenso e a alta umidade favorecem a condição de neve em algumas regiões na quinta-feira, 20, e na sexta-feira, 21, de acordo com informações de meteorologistas da Epagri/Ciram. Até o momento, não houve registro de neve em 2020 no estado. O último registro foi em 2 de agosto de 2019, em São Joaquim.

Municípios com maior chance de neve em SC

Os municípios do Planalto Sul, em especial São Joaquim, Urupema e Urubici são os mais propensos à ocorrência de neve em Santa Catarina. Mas a possibilidade também se estende para as áreas acima de 700m de altitude, localizadas no Planalto Norte, Oeste e Meio-Oeste.

O fenômeno de neve em Santa Catarina de maior relevância foi registrado entre 22 e 25 de julho de 2013, considerado espacialidade e abrangência. Naquele ano, nevou em quase 100 municípios, ou seja, em um terço do estado. O fenômeno foi registrado até mesmo no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis, onde os registros são raros.

A semana

Na tarde e noite de terça-feira, 18, há condição de temporais localizados, que atingirão todo o estado na quarta-feira, 19. Haverá chuva forte com raios, rajadas intensas de vento (acima de 60km/h), granizo e chuva forte em um curto intervalo de tempo. 

A Defesa Civil de Santa Catarina não descarta alagamentos e deslizamentos pontuais, em função da persistência da chuva. O órgão recomenda atenção aos avisos e a previsão do tempo.

No fim de quarta-feira, a temperatura baixa de forma acentuada e uma intensa massa de frio de origem polar avança pelo estado na quinta-feira, 20. É o período com maior chance de neve em SC, sendo a maior probabilidade, à noite, no Planalto Sul. Nas áreas mais altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte a neva pode ocorrer na sexta-feira, 21.

A meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, traz mais detalhes sobre a previsão do tempo para esta semana e a possibilidade de neve em Santa Catarina: