Confira o resultado do Fies 2020 para o 2° semestre

Os estudantes que fizeram inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem receber uma ótima notícia nesta terça-feira, 4. Isso porque Ministério da Educação (MEC) começa a divulgar, neste dia, os candidatos pré-selecionados na divulgação do resultado do Fies 2020 para o 2° semestre. Além disso, os estudantes devem ficar atentos aos prazos, pois a complementação da inscrição também começa nesta terça e termina na quinta-feira, 6, às 23h59.

O MEC recebeu 107.875 inscrições para o Fies 2020 neste 2º semestre em todo Brasil. Os candidatos disputam 30 mil vagas para cursos de graduação em 1.336 instituições de ensino superior do país.

Cabe ressaltar que se você não foi selecionado nessa pré-seleção, ainda deve acompanhar o site e os resultados do Fies 2020 até 31 de agosto. Neste dia, termina o prazo da pré-seleção da lista de espera.

Diferentemente de outros processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participar da lista de espera do Fies, não é necessário manifestar interesse, pois a inclusão é feita de forma automática.

Como funciona o Fies

O Fies é um programa do Ministério da Educação instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior que aderiram ao programa no país.

Recentemente, o MEC fez mudanças no financiamento, o chamado Novo Fies. O novo modelo divide o programa em diferentes modalidades, sem cobrança de juro e oferece uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda. Com isso, o MEC objetiva que os encargos pagos pelo estudante diminuam.

Quer conferir seu resultado no Fies 2020 e saber se a sua candidatura foi pré-selecionada? Acesse este link. Boa sorte!