Amandio na CPI dos Respiradores

Uma videochamada, realizada há dois meses, segundo afirmou o empresário Samuel de Brito Rodovalho à CPI dos Respiradores, pode incluir um novo personagem na investigação que apura a compra dos 200 respiradores pelo governo catarinense.

Segundo a informação apresentada pelos deputados, o investigado se reuniu com o atual secretário da Casa Civil, Amandio João da Silva, antes dele assumir a secretaria. O fato levou os integrantes da CPI a pedirem uma oitiva do secretário para esclarecer a relação entre os dois.

Amandio assumiu a Casa Civil em maio, após o escândalo dos respiradores vir à tona e resultar na queda do então secretário Douglas Borba.

O empresário, que entrou na negociação como representante da empresa que teria os respiradores chineses para oferecer, tem negócios em São Paulo, mas mora em Florianópolis.

A ligação de Amandio com Rodovalho dá sinais de novas dores de cabeça para o governador Carlos Moisés (PSL). O novo secretário, que chegou no governo com perfil apaziguador e que vinha construindo pontes, inclusive na Alesc, pode acabar esfriando as relações construídas. Tudo vai depender da habilidade política de Moisés para contornar o assunto e manter o novo homem da Casa Civil que, diga-se de passagem, tem agradado diversos setores estratégicos para o governo.

Veja o PDF da Coluna Pelo Estado de 25/06.

Mel Virtual

A 21ª Feira do Mel de Florianópolis, que tinha sido adiada por conta da pandemia, está ganhando uma nova cara e tamanho, adaptando-se à realidade: este ano a feira será virtual. E com duração de um mês, iniciando na próxima quarta, dia 1º até 31 de julho. Os produtos de várias cidades de SC estarão neste site.

Café especial

Na próxima quinta-feira, às 9h, os deputados da CPI dos Respiradores estão convocados para um café no gabinete do deputado Sargento Lima (PSL). O desenrolar da reunião poderá ser amargo para alguns dos ouvidos até agora pela comissão. Para os presentes, um café vindo de Joinville. Alguns parlamentares já estão de olho na sobremesa, dizem, que prometida pelas honras do gabinete, com strudel. O Apfelstrudel (que significa folhado de maçã) é a receita nas melhores confeitarias de Joinville. Doce tornou-se popular no século 18 no Império Habsburgo e se tornou tradição nos países germânicos.

Resultado positivo

Santa Catarina bateu mais um recorde na exportação de suínos em maio. Notícia positiva também no caso da soja, que alcançou índice inédito de vendas ao exterior no mês. O preço médio do boi gordo e do arroz também podem ser comemorados. Os dados estão no Boletim Agropecuário de junho da Epagri. O documento é feito todo mês pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri/Cepa, com a análise dos principais produtos agrícolas catarinenses.

Testagem

A deputada Marlene Fengler (PSD) pediu informações à Secretaria de Saúde sobre a testagem para covid-19 realizada pelo Lacen. A parlamentar questiona qual é o estoque de kits disponíveis e quais os prazos que estão sendo adotados para confirmação de casos suspeitos. A parlamentar tem recebido constantes reclamações  sobre a demora na testagem e a liberação dos resultados dos exames.

R$ 30 mil

Essa foi a economia que o Ciasc teve de economia em energia elétrica no último mês com a utilização da nova subestação. A economia representa praticamente um terço da conta de energia.