Retorno do transporte

Blumenau, Joinville, Criciúma e Lages foram as primeiras cidades a anunciar a retomada do transporte urbano a partir da próxima segunda-feira, dia 8. Brusque e Rio do Sul aguardam definição das normas sanitárias para anunciar datas. Já Balneário Camboriú, Gaspar e Navegantes não têm previsão de retorno do serviço. Em Florianópolis o retorno está marcado para 17 de junho.

A liberação do transporte público era uma das últimas barreiras da quarentena iniciada em 17 de março e que já liberou praticamente todas as atividades. A decisão de deixar na mão dos prefeitos a definição sobre a flexibilização das regras do isolamento social caiu bem para o governador em tempos de dificuldades políticas. E mesmo dizendo que o estado vai acompanhar a tomada de decisões, interferindo se for preciso, todo o afrouxamento já decretado dificilmente seria revertido sem que a doença apresentasse novos impactos.

A barreira do transporte, para uns uma barreira econômica e que dificulta a circulação de riquezas nas cidades, para outros barreira sanitária que evita crescimento do número de infectados de forma acelerada, pode ser a grande prova real que o estado vai ter sobre os reais efeitos da quarentena antecipada. No entanto, uma piora repentina nos indicadores de saúde pode ser crucial, principalmente para perda de vidas.

Confira a versão impressa da coluna no link: 03062020

Esporte 

O dia 5 de julho vai ser decisivo para as competições esportivas, sobretudo para o Catarinense 2020. A partir desta data e conforme a linha de propagação da doença no mês de junho, poderá se iniciar um diálogo para o retorno dos eventos esportivos.

Retorno 

O deputado federal Hélio Costa voltou a Brasília após 2 meses e meio de quarentena em casa. O parlamentar, que é do grupo de risco, acompanhou e participou dos trabalhos da Câmara em sua residência em São José neste período de pandemia.

Testagem

A rede SENAI BioMol (Biologia Molecular), que reunirá nove laboratórios com capacidade diária de até 11 mil testes de diagnóstico RT-PCR, que detecta o novo coronavírus, foi aprovada no Edital de Inovação na Indústria e vai receber R$ 2,9 milhões que serão aplicados na aplicação de 20 mil testes por mês.

SMS

Os sistemas de SMS que alertam moradores sobre casos de Covid-19 nas imediações atingiu 800 mil
envios. O sistema recebe informações geolocalizadas de cada teste positivo. A partir daí, é estabelecido um
parâmetro territorial de 200 metros com a identificação de aparelhos celulares próximos para enviar as mensagens.

 R$ 5 mil Esse é o valor que o deputado Jessé Lopes (sem partido) terá que pagar caso não cumpra decisão da Justiça sobre fake news publicada em suas redes. A notícia diz respeito da contratação para campanha do Governo.