Alesc retoma trabalhos presenciais após uma semana

Os deputados catarinenses já podem retomar aos trabalhos presenciais na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), após a retomada das atividades nesta segunda-feira, 1º. Agora, as sessões, reuniões nas comissões e até na CPI dos Respiradores voltam a serem realizadas nas dependências do poder legislativo do Estado. Os trabalhos ficaram suspensos por uma semana depois que um servidor foi confirmado com a covid-19.  

Além da suspensão das atividades e do fechamento, as duas sedes da Alesc foram desinfectadas. Com a reabertura, os encontros parlamentares ocorrem de duas maneiras: com a presença física dos deputados ou por videoconferência.

As sessões continuam nas terças e quartas, a partir das 15h. Já a CPI dos Respiradores vai se reunir na terça, 2, após a sessão ordinária. Neste dia, estão previstos os depoimentos dos ex-secretários Helton Zeferino e Douglas Borba, além da ex-superintendente de gestão administrativa da Secretaria da Saúde, Márcia Regina Geremias Pauli. Um novo encontro da CPI deve ocorrer na quinta-feira, 4, às 10h.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) se reúne também na terça-feira, às 10 h. No mesmo horário, porém, no dia seguinte, é a Comissão de Finanças e Tributação quem se reúne.

O acesso às duas sedes do Parlamento catarinense segue restrito a fim de respeitar os protocolos contra a proliferação da covid-19. Neste momento, apenas os servidores e pessoas autorizadas podem entrar e, antes disso, a temperatura corporal é medida. O uso de máscara é obrigatório, além do respeito a distância mínima.