Moisés põe o pé na estrada

Depois de muitas críticas sobre a postura que vinha tendo na condução da crise imposta pela pandemia do novo coronavírus, o governador Carlos Moisés (PSL) vem esboçando uma reação ao mudar de postura. O governador não tem mais participados das lives e colocou o pé na estrada para se reunir com empresários, prefeitos e demais agentes da sociedade. Também há sinais de reaproximação com a Assembleia, que muito emparedou o governador por falta de respostas e de apoio às demandas do parlamento. Prova disso é a liberação de novas parcelas das emendas dos deputados.

Na quinta, Moisés esteve em Joinville, e na sexta já estava no Oeste, onde ativou 10 novos leitos de UTI, com a entrega de ventiladores pulmonares. Os ventiladores pulmonares recebidos pelo Hospital Regional do Oeste fazem parte do primeiro lote dos 500 equipamentos comprados junto à empresa catarinense WEG, de Jaraguá do Sul.  A remessa de 100 respiradores já foi entregue para hospitais de diversas regiões do estado também com a presença do secretário de Saúde, André Motta. Os outros 400 equipamentos chegarão ao longo do mês de junho.

Entregar obras e equipamentos sempre foi uma prática muito básica de todos os governos, mas que tinha sido deixada de lado pelo governador do PSL que se elegeu na onda da “nova política”. O mesmo vale para a aproximação com deputados, prefeitos e demais setores da sociedade civil. Talvez, agora, na prática, Moisés está percebendo que a nova e a velha política pouco importam quando se está no exercício do cargo.

Os respiradores  tornaram-se uma espécie de pedra no sapato do governador após a malfadada compra da Veigamed

Confira a versão impressa da coluna:

30052020

De Jaraguá 

A WEG S.A informou assinatura de contrato com o Ministério da Saúde para fornecimento de 950 ventiladores pulmonares destinados a UTI para o Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira entrega, com 200 ventiladores, será realizada ainda no mês de maio.

Bônus

O governador Carlos Moisés baixou uma Medida Provisória para ampliar a remuneração de profissionais da Saúde durante a pandemia. O dispositivo valerá de 1º de junho até 30 de setembro

Decoro

Deputado Jessé Lopes (PSL) se manifestou nas suas redes sobre o pedido de quebra de decoro protocolado pela deputada Paulinha (PDT). Ele disse que o equívoco de cometeu, de misturar o caso dos respiradores com “um boato de redes sociais” não seria suficiente para cassar seu mandato.Jessé disse ainda que o caso foi inflamado pelas pelo movimento feminista.

 PSDB

O PSDB SC realizou, nesta quinta-feira (28), encontros virtuais com as principais lideranças do estado. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e presidentes dos diretórios municipais foram ouvidos pela deputada federal e presidente estadual da sigla, Geovania de Sá, e pelo líder da bancada tucana na Câmara Federal, deputado Carlos Sampaio.A deputada Geovania acrescenta que o partido tem muitos pré-candidatos novos na política e que precisam de tempo para se apresentarem devidamente as suas cidades. E os prefeitos que estão em exercício estão apreensivos quanto a fecharem as contas de seus exercícios, caso a eleição aconteça apenas em dezembro.