Setor têxtil deve demitir 10 mil no Vale do Itajaí

A pandemia do novo coronavírus deve deixar 10 mil trabalhadores do setor têxtil desempregados no Vale do Itajaí. Quem faz o alerta é o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), que reúne os empresários do setor. Segundo a entidade, aproximadamente 6 mil foram desligados e novas rescisões devem ocorrer nos próximos meses.

A partir de agora, as empresas acionarão a Medida Provisória 936, do governo federal, que permite a suspensão de contratos e a redução salarial temporária. Os empresários justificam demissões em função da queda de consumo que, por sua vez, está relacionada ao avanço da pandemia do novo coronavírus, que está mudando as prioridades das pessoas.

O efeito é que se as vendas despencam, o número de funcionários para produção sofre redução e o maior impacto tende a ser nas pequenas empresas, em especial as que atendiam grandes redes nos shoppings. Além disso, aqueles que não tinham muito capital de giro também podem sofrer algum revés.

O Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau (Sintrafite), por outro lado, se posicionou contra qualquer tipo de demissão e disse que tem feito acordos coletivos com as empresas para manter os empregos e os salários no setor.