“CPI não pode ser palanque”

A deputada Paulinha, líder do governo na Alesc, surpreendeu ao manifestar apoio à CPI dos Respiradores. A compra dos equipamentos, com pagamento antecipado e nenhuma garantia da entrega, se tornou o principal desafio político para o governo de Carlos Moisés (PSL). No centro da polêmica, o secretário de Saúde Helton Zeferino mantém silêncio sobre as questões que ainda precisam ser respondidas, mas Paulinha afirma que o Estado tem o maior interesse em esclarecer as questões.

Em uma conversa rápida, logo após a aprovação por unanimidade pelo pedido de CPI, a deputada disse que o governo está disposto a colaborar com todas as ferramentas que tem para apurar o caso.

“O ato foi praticado, e é uma irresponsabilidade, houve um erro. Mas o governo não apresenta má fé quando se coloca disponível para colaborar com qualquer investigação”, disse a deputada. Segundo Paulinha, nas suas próprias palavras, momento não pode servir de “palanque eleitoral” somente para atingir o governo.

Blumenau

 

Os números da covid-19 praticamente dobraram em Blumenau em apenas uma semana, desde a reabertura dos shoppings da cidade, quando foram registradas imagens de filas e grande aglomeração nos centros comerciais. Na quarta-feira passada eram 98 casos. Nesta terça, 28, segundo a Prefeitura, o município já registrava 194 doentes.

 

Biogás.  O potencial para produção do biogás em SC chega a 1,6 milhões de metros cúbicos por dia, conforme estudos da UFSC. Para fins de comparação, a distribuição de gás natural no Estado era de em média 2 milhões de metros cúbicos por dia antes da crise da Covid-19.

Eleitor.  O TRE-SC aprovou uma resolução para simplificar o atendimento remoto ao eleitor e reduzir o risco de contaminação da covid-19. O alistamento, transferência de domicílio eleitoral ou revisão de dados cadastrais podem ser feitos até 6 de maio pela internet.

Máscara.  O uso obrigatório de máscaras deve ser uma tendência daqui pra frente. As prefeituras de Balneário Camboriú e Florianópolis já baixaram normas que torna o uso da proteção obrigatória nas duas cidades. A fiscalização deverá ficar por conta das Guardas Municipais.

Futebol.  Os proprietários das quadras de futebol indoor e complexos esportivos fizeram um apelo a Secretaria da Casa Civil de solicitando permissão para retornar às suas atividades, desde que atendam a uma série de medidas sanitárias propostas por eles mesmos.

Luz e água
Deputados aprovam isenção de luz e água para hospitais catarinenses durante a pandemia. A proposta vale para hospitais públicos, filantrópicos e clínicas de hemodiálise contratadas pelo SUS.

Link para a coluna versão do jornal impresso:

01052020

Jornalistas

Coordenação: Andréa Leonora
Conteúdo e redes sociais: Fábio Bispo e Eliane Ramos