Grupo Almeida Júnior oferece doação a SC para reabertura de lojas: “dois respiradores por shopping”

Em e-mail encaminhado ao governador Carlos Moisés (PSL), Jaimes Almeida Júnior, CEO do grupo Almeida Júnior, que administra os principais shoppings centers de Santa Catarina, apresentou uma proposta para reabertura de suas lojas no estado e ainda ofereceu áreas de estacionamentos e dois respiradores por empreendimento logo após a decisão para reabertura das lojas.

O documento foi protocolado no dia 31 de março na Casa Civil e encaminhado ao governador pelo secretário Douglas Borba. Em texto escrito em primeira pessoa, Jaimes se refere ao governador como doutor e oferta todos os estacionamentos cobertos de sua rede para coleta de testes da covid-19 em sistema “Drive thru”:

“Objetivando fazer a operacionalização rápida e segura da aplicação  dos testes do covid 19(sic), evitando perdas de tempo, filas e mau tempo no sistema drive thru”, diz trecho do documento.

O CEO da administradora vai além e lista entre as propostas de apoio dois respiradores por shopping. As entregas seriam feitas em até 30 dias.

Leia o trecho da proposta (grifos do original):

“A ALMEIDA JÚNIOR na batalha contra o COVID 19 se propõe a contribuir com a Secretaria da Saúde de SC em São José, Criciúma, Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville: 

  1. a) – em todos nossos shoppings espaços para VACINAÇÃO e EXAMES DE COVID 19 no modelo que convier à Secretaria da Saúde e no tempo que necessitar; 
  2. b) – doação à Saúde Pública do Estado de dois respiradores por shopping, por cidade, no primeiro mês de abertura dos shoppings – 12 RESPIRADORES”. 

Para finalizar, James ainda diz que a a sua rede dispões em estoque o produto denominado SDST, que seria eficaz contra “microorganismos por até 90 dias, após aplicação e secagem”. O produto será aplicado em áreas comuns dos estabelecimentos comerciais. Ele também se compromete a adotar distanciamento mínimo entre mesas e entre poltronas nos cinemas, além de horário reduzido: “de segundas a domingos com horário reduzido das 12:00 às 20:00”.

Segundo a mensagem, a Almeida Júnior atualmente emprega mais de 16 mil pessoas em Santa Catarina em seis estabelecimentos funcionando em cinco cidades: em São José, Criciúma, Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville. James finaliza a carta dizendo que os shoppings têm “alma pública”.

“Adquiri ao longo dos 40 anos que fundamos a Almeida Júnior um espírito público provocado naturalmente pelo nosso negócio – shopping centers são equipamentos privados de alma publica”.

Na sexta-feira, 3, o governador Carlos Moisés voltou a sinalizar a reabertura de estabelecimentos, mas sem citar shoppings e academias. Segundo informou, as medidas para afrouxamento da quarentena são estudadas para  “trabalhadores autônomos, profissionais liberais, consultórios de saúde e clínicas”.

A assessoria da Casa Civil informou que o pedido recebido no dia 31 de março ainda está sob análise do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES).

:.Veja o e-mail enviado ao governador

Por Fábio Bispo