Santa Cataria já tem pelo menos 86 casos confirmados de coronavírus em seu território. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés (PSL), no fim da tarde desta segunda-feira, 23. O Estado no entanto não atualizou o número de casos suspeitos. A justificativa é de que a plataforma do Ministério da Saúde apresentou problemas impedindo a atualização do dado.

Em Itajaí, uma mulher de 60 anos que apresentava sintomas,  e que no domingo chegou a coletar exames no para testes, morreu na madrugada desta segunda-feira, 23,  na UTI do Hospital Marieta Konder Bornhausen. A confirmação se a mulher estava infectada com Covid-19 deve sair até o fim desta semana. Profissionais da Saúde em disseram que mulher apresentava sintomas da doença. A Secretaria de Saúde, no entanto, diz que não há confirmação de que se tratasse de caso de coronavírus.

Ainda nesta segunda, o governador Moisés também anunciou a prorrogação por mais sete das determinações de restrição do convívio social em Santa Catarina. Dessa maneira, as medidas passam a valer até a próxima terça-feira, dia 31. A decisão constará em novo decreto a ser editado pelo Executivo, que traz também uma compilação das decisões anteriores e esclarece dúvidas. A publicação no Diário Oficial do Estado ocorrerá ainda nesta segunda-feira.

De acordo com o governador, as medidas restritivas possuem embasamento técnico e observam práticas bem-sucedidas em outros lugares do mundo. O objetivo é frear a evolução dos novos casos confirmados em Santa Catarina – estado registra 86 casos da doença, conforme atualização desta segunda-feira.

Veja as cidades que apresentam casos confirmados de Covid-19:

Florianópolis 15
Braço do Norte 9
Criciúma 9
Blumenau 7
Itajaí 7
Tubarão 7
Balneário Camboriú 6
Joinville 4
São José 4
Chapecó 2
Gravatal 2
Imbituba 2
Jaraguá do Sul 2
Porto Belo 2
Rancho Queimado 2
Gaspar 1
Içara 1
Jaguaruna 1
Lages 1
Navegantes 1
Pomerode 1

“O isolamento social é o melhor remédio para evitar a proliferação em massa do novo coronavírus. Essa é uma crise que deve se agravar e precisamos permanecer em nossas casas o máximo de tempo possível. O reflexo das medidas de restrição se dará a partir da semana que vem, por isso tomamos essa decisão”, afirmou.

Ainda durante a sua entrevista coletiva online, Carlos Moisés comentou a reunião por videoconferência realizada pelos governadores do Sul e Sudeste na manhã desta segunda-feira. O encontro contou com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Segundo o chefe do Executivo catarinense, houve uma importante troca de experiências e o alinhamento de ações conjuntas entre os estados

http://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-tire-suas-duvidas-sobre-as-medidas-restritivas-e-as-acoes-de-combate-e-prevencao-a-covid-19