O governador Carlos Moisés e o secretário de Saúde, Helton de Souza Zeferino, apresentaram novas ações de no combate à pandemia do novo coronavírus em Santa Catarina na manhã desta sexta-feira, 20. O estado já registra 28 casos confirmados, mas o número de pessoas com o vírus pode ser ainda maior, já que os testes, agora, são feitos por amostragem. Há pelo menos outros 273 casos suspeitos em análise.

Novos casos:
Criciúma (1)
Pomerode (1)
Jaraguá do Sul (1)
Imbituba (1)
Itajaí (1)

Demais casos:
Florianópolis (8)
Rancho Queimado (2)
Joinville (2)
Braço do Norte (4)
São José (1)
Balneário Camboriú (4)
Tubarão (2).

O governador também anunciou a criação de um fundo de enfrentamento ao Covid-19, recursos recebidos dos poderes. A estimativa é ter a disposição mais de R$60 milhões para agir no combate a doença. Segundo Moisés, a proposta visa preparar o Estado para um cenário mais crítico, que segundo defende, deve ser confirmado nos próximos dias. Também serão coletados para o fundo recursos de doações particulares, pessoas físicas e jurídicas e também empresas que tenham benefícios fiscais.
Além disso, foi ajustado com a ANA (Agência Nacional de Água) e a Casan, a isenção de unidades consumidoras que tenham o benefício da tarifa social, por 60 dias.