Fiesc busca parceria em Israel

Os integrantes da missão da Federação das Indústrias (Fiesc) conheceram, nesta quarta-feira (30), o Israel Institute of Technology (Technion), em Haifa, a maior cidade do norte de Israel. A instituição de ensino e pesquisa está entre as dez melhores do mundo e equivale ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. Três professores do Technion já ganharam o Prêmio Nobel e a entidade tem em seu quadro profissionais notáveis em áreas como Química, Engenharia e Medicina. A comitiva é liderada pelo presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, que está acompanhado pelo diretor de Inovação, José Eduardo Fiates, pelo diretor do Senai-SC, Fabrizio Machado Pereira, além de industriais, representantes do Sebrae-SC, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e do governo do Estado.

O grupo foi recebido ainda no Instituto Volcani, principal instituição do país em pesquisa agrícola, e o Instituto Weizmann, que se destaca mundialmente na pesquisa básica em ciências naturais e exatas, ambos referências em alta tecnologia. “Israel está se desenvolvendo rapidamente. É um país novo que não dispõe de riquezas naturais. Isso obrigou os israelenses a desenvolverem tecnologias para superar os desafios”, observou Aguiar. Ele anunciou a perspectiva de convênio com o Instituto Weizmann para o ensino de Matemática e Física aos alunos do SESI de Santa Catarina. Aliás, no ano que vem, SESI e Senai vão ampliar a oferta de ensino focada na abordagem STEAM, sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática. A abordagem STEAM tem como foco desenvolver os estudantes para carreiras mais tecnológicas.

Na foto, José Eduardo Fiates, Albano Schmidt, Mario Cezar de Aguiar Aguiar, Alon Wolf, vice-presidente de relações exteriores da instituição, e Fabrizio Machado Pereira

 

Interior valorizado

Foto: Divulgação CREA-SC

 

O presidente da Associação de Diários do Interior (ADI-SC), Lenoires da Silva, foi recebido pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC), Ari Geraldo Neumann. A visita institucional visou não só à aproximação entre as entidades. Serviu para que o presidente da ADI falasse do momento atual da entidade e dos veículos que agrega, tanto impressos quanto digitais. “Temos que dar passos à frente sem deixar de lado nosso maior patrimônio, os leitores fiéis aos nossos títulos. Existe uma tradição no jornal impresso que é muito forte no interior de Santa Catarina”, observou Lenoires. Preocupação com o interior catarinense também foi manifestada pelo presidente do CREA. Ele contou que entre os objetivos da atual gestão está a interiorização do Conselho, tanto por meio da Comunicação com os profissionais, quanto nas ações de fiscalização, realização de cursos e eventos.

 

_____________

“Este assunto não é muito comentado. Mas, posso garantir que tem preocupado e muito os profissionais da área da saúde. Principalmente aqueles que atendem adolescentes. Psicólogos, psiquiatras, terapeutas têm chamado atenção para o assunto com frequência.”

Deputado Sérgio Motta (PR), sobre projeto de sua autoria aprovado por unanimidade na Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa. O objetivo do projeto é instituir em Santa Catarina a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação

_____________

 

Enchentes O deputado Coronel Mocellin (PSL) vai promover uma audiência pública, em Itajaí, para discutir a necessidade urgente de dragagem do Rio Itajaí-Mirim. No entendimento do parlamentar, o aumento do nível do rio, provocado por fortes chuvas, tem colocado a população da região sob risco de novas enchentes. A data do evento ainda está sendo definida.

 

Garantia federal O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu ao senador Dário Berger (MDB-SC) e ao prefeito de Itapiranga, Jorge Welter, que irá federalizar dois trechos da SC-163. Um trecho, de 68 quilômetros, será entre os municípios de Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30), em audiência com os representantes da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (Ameosc) e da Associação dos Municípios da Região Celeiro (AmuCeleiro), do Rio Grande do Sul. A federalização deve acontecer após a concessão da BR-101 Sul. Tarcísio também garantiu que viabilizará posteriormente o projeto para a construção da ponte interestadual sobre o Rio Uruguai. O outro trecho da rodovia que será federalizado está somente em território gaúcho.

 

Cemitério online Brusque, Concórdia, Pomerode, Rio do Sul e São Francisco do Sul são alguns dos municípios catarinenses que estão fazendo a gestão digital dos seus cemitérios. Com um software da empresa catarinense IPM Sistemas, os administradores sabem a quantidade de vagas e número de sepulturas ocupadas, passam para a internet toda a documentação sobre os funerais e fazem o controle de casas mortuárias, funerárias e até a escala de coveiros e seus horários de trabalho.