Cinco municípios de SC receberão ações da 3ª Semana Udesc Lixo Zero

Nesta segunda-feira (21), a Universidade do Estado (Udesc) deu início à 3ª Semana Udesc Lixo Zero, que ocorrerá em Balneário Camboriú, Florianópolis, Ibirama, Joinville e Laguna até o fim da semana.

A abertura, no Plenarinho da Reitoria, na Capital, contou com as presenças do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, da coordenadora de Gestão Ambiental da UFSC, Letícia Albuquerque, da representante do IFSC, Twisa Barcellos Nakazima, e do presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Rodrigo Sabatini.

Organizado pela parceria entre o programa Udesc Sustentável e o ILZB, a Semana Udesc Lixo Zero chega à terceira edição com o tema “Resíduos: a questão dos plásticos, dos resíduos industriais, dos resíduos na construção civil, dos resíduos domésticos e dos resíduos no ambiente de trabalho”.

Entre os destaques da programação para os próximos dias estão mobilizações a favor da sustentabilidade em vários centros da Udesc, rodas de conversas e apresentações de pesquisas.

 

Responsabilidade socioambiental

 

Segundo o coordenador do evento, técnico universitário Marcelo Cardoso, o objetivo é mobilizar o maior número de pessoas em prol da responsabilidade socioambiental.

Mais de cem atividades foram realizadas nas duas primeiras edições da Semana Udesc Lixo Zero. A universidade assumiu o desafio de se tornar instituição lixo zero até 2022, com a meta de desviar do aterro, incineração e ou meio ambiente 90% de todos os seus resíduos gerados, fazendo a destinação final ambientalmente adequada.

 

Programação e informações

 

Confira a programação, que traz atividades cadastradas por professores, técnicos e estudantes.

Mais informações podem ser obtidas no site da 3ª Semana Udesc Lixo Zero e em contato com os representantes do evento em cada centro.

 

(Da Assessoria, editada)