Nesta sexta e sábado (18 e 19), Santa Catarina sedia a quinta edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reunirá sete governadores, além de secretários de Estado e outras autoridades. O encontro vai discutir, principalmente, soluções para atingir o equilíbrio fiscal das unidades federativas das duas regiões, como o apoio à Reforma da Previdência e a revisão do Pacto Federativo, além de meios para promover um governo digital e simplificado.

Os secretários de cada pasta farão reuniões temáticas para compartilhar experiências de sucesso, boas práticas e possibilidade de ações conjuntas, como compras públicas. “Temos muito trabalho a ser feito para desenvolver gestão, segurança, saúde, educação, geração de empregos, turismo e tecnologia”, explica o anfitrião do evento, governador Carlos Moisés da Silva. Ele receberá os governadores Eduardo Leite (RS), Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP), Romeu Zema (MG), Wilson Witzel (RJ) e Renato Casagrande (ES).

Ao final do encontro, o grupo emitirá um documento chamado Carta de Florianópolis, em que defenderá as conclusões encaminhadas no evento. As primeiras quatro edições também tiveram, cada uma, a sua carta. O encontro, que representa cerca de 70% do PIB nacional, acontece em Santa Catarina pela primeira vez. A sede será o Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.

 

Visita institucional

Foto: Filippe Scotti/Fiesc

 

O presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, recebeu os presidentes das Associações de Diários do Interior (ADI-SC) e dos Jornais do Interior (Adjori-SC), respectivamente, Lenoíres da Silva e José Roberto Deschamps, e vice-presidentes das duas entidades, Adriano Kalil (ADI) e Valmoci de Souza (Adjori). O grupo foi apresentar ao líder industrial o projeto de integração editorial das duas entidades. Juntas, alcançam perto de 24o municípios catarinenses com jornais impressos, além de acumularem, só em setembro, quase 10 milhões de visualizações dos portais de notícias integrados nas duas associações. Receptivo à iniciativa, Aguiar reiterou a importância dos veículos regionais, fundamentais para o setor empresarial, que precisa, em primeiro lugar, saber o que ocorre em sua região. “Em tempos de redes sociais e outros meios de difusão de notícias sem credibilidade, o bom jornalismo ganha ainda mais importância”, afirmou.

 

Agora vem? O presidente Bolsonaro, que teve em Santa Catarina a maior votação proporcional, ainda não esteve por aqui depois de eleito. Anúncios já aconteceram, mas foram cancelados. Nesta quinta-feira (17), tudo indica que Bolsonaro finalmente pisará em solo catarinense. Ele vem acompanhar a aula magna para 1,2 mil do Curso de Formação Profissional na Academia Nacional da PRF (ANPRF), em Florianópolis. O horário, inicialmente previsto para as 14 horas, foi ajustado para as 16 horas. A imprensa está fazendo o credenciamento, mesmo ainda não havendo a certeza de que conseguirá entrevistar o presidente.

 

Desburocratização Aprovado nesta quarta-feira (16), na Câmara dos Deputados, o projeto do senador Jorginho Mello (PL-SC) que reduz a faixa não edificável dos atuais 15 metros para até 5 metros a partir da faixa pública de domínio. Todas as construções feitas nesta faixa até a data da aprovação da lei serão regularizadas, reduzindo drasticamente o número de processos. O projeto de lei já foi aprovado no Senado Federal e agora retorna à Casa de origem, onde não deve ter resistência. Depois, irá para sanção presidencial.

 

Despedida O velório do ex-deputado Antônio Carlos Vieira, o Vieirão, aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (16). Políticos, amigos e familiares participaram das últimas homenagens. Além de parlamentar, Vieirão também foi secretário de Estado da Fazenda, entre 1999 e 2002. Atualmente, era secretário de Finanças da Prefeitura de São José. Em função do velório, a sessão plenária da Assembleia foi suspensa nesta quarta-feira (16). O trabalho Legislativo será retomado normalmente nesta quinta-feira (17).

 

A pergunta que fica é “O que ainda pode ser feito? É esta resposta que viemos buscar na tarde de hoje. Uma resposta objetiva, para que possamos levar para Santa Catarina e, principalmente, para o Sul do estado, uma solução.” O questionamento é do deputadeo federal Daniel Freitas (PSL-SC), ao final de audiência de  membros do Fórum Parlamentar Catarinense com o diretor-geral da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues. Foram cobrar  respostas sobre o processo de concessão do trecho, feito à revelia da participação da sociedade e, por isso, alvo de severas críticas.

 

Destaque nacional A Celos conquistou o segundo lugar nacional entre as operadoras na modalidade Auto Gestão e 24º lugar geral no Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A avaliação de desempenho teve como base o ano de 2017 e considerou a garantia de acesso dos beneficiários, sustentabilidade de mercado, qualidade em atenção à saúde, gestão de processos e regulação do país.