Apelo pela Segurança Pública

O Caderno Digital de Proposição de Emendas Parlamentares, lançado na semana passada pelo governador Carlos Moisés para o Fórum Parlamentar Catarinense, tem entre as muitas possibilidades de direcionamento de recursos o setor de Segurança Pública de Santa Catarina. O comandante geral da Polícia Militar (PMSC), Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública do Governo do Estado, falou à reportagem da Coluna Pelo Estado da expectativa positiva com esse novo sistema.

Segundo explicou que o Caderno Digital traz o plano de Fortalecimento da Polícia de Pequena Localidade. Ou seja, unidades e destacamentos sediados em cidades abaixo de 10 mil habitantes. Araújo Gomes explicou que não deve ser feito um lobby para conquistar emendas. A estratégia vai ser levar a cada parlamentar o máximo possível de informações para que haja o convencimento necessário.

“Essas emendas parlamentares possibilitarão a renovação dos equipamentos de segurança das cidades catarinenses de menor porte, como viaturas, armas, coletes, tablets. Um pacote de investimentos. Assim, aquele deputado que, muitas vezes, quando se fala em segurança pública, não considera investir na segurança desses municípios, perceba que há ali uma necessidade detectada pela corporação e que há um modelo de intervenção, tecnicamente desenhado, para que os investimentos não se diluam de forma equivocada.” Foram definidos ainda como eixos o programa Rede Catarina, de proteção à mulher, Lei Seca e Força Tática.

 

Luto

Foto: Facebook Ada de Luca

 

A manhã de segunda-feira (9) foi marcada pelo falecimento do ex-deputado federal Walmor de Luca, marido da deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB). A foto ao lado mostra a atividade política de Walmor na campanha eleitoral de 2018, mesmo que já de forma restrita devido a problemas de saúde. Em função da morte de um dos políticos mais atuantes de Santa Catarina nas últimas décadas, a Assembleia Legislativa suspendeu a sessão plenária desta terça (10). Os parlamentares devem acompanhar o velório, que será realizado na Câmara Municipal de Içara, onde De Luca começou a vida política em 1966, quando foi eleito vereador. Além da deputada Ada, Walmor de Luca deixa duas filhas e três netas. Em uma rede social, a deputada escreveu: “Walmor morreu em sua residência, sereno, despedindo-se de uma jornada divina e deixando um grande legado para nossa família e para Santa Catarina”.

 

“Não se pode fazer uma política ambiental séria se não mudar tudo isso. Se não, ano que vem, nós teremos problemas do mesmo jeito. Se a gente começar a regularização fundiária agora talvez a gente resolva os problemas do ano que vem, porque quem tiver o seu título vai fazer tudo para segurar o fogo.”

Senador Zequinha Marinho (PSC-PA), presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), que se reúne nesta quarta-feira (11)

 

 

Ineditismo por SC Pela primeira vez, os parlamentares catarinenses se reuniram para ouvir as propostas de interesse macrorregional, e que podem ser contempladas com a Emenda Coletiva de Bancada 2020. Na lista dos inscritos: Hospitais, Associações, Universidades, Exército, Bombeiro Militar, órgãos públicos e iniciativa privada, num total de 16 propostas defendidas. Para o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), o evento foi um movimento inverso ao que era feito anteriormente. “A iniciativa é um divisor de águas. Espero que chegue ao fim a verdadeira via-sacra que se faz em Brasília. Um encontro muito produtivo e que superou todas as nossas expectativas”, concluiu Peninha.

 

Cuidado O senador Esperidião Amin (PP-SC) participou do encontro, que aconteceu nessa segunda-feira (09), na Assembleia Legislativa. Apesar de otimista, ele alertou: “O meu único receio é que com essa pobreza do orçamento, nós tenhamos que fazer escolhas dramáticas. Vai ser muito triste escolher o pouco que nós poderemos dispor, em face dessas demandas e outras que ainda não foram apresentadas”.

 

#DesenvolveSC Estão abertas as inscrições para o Hackathon #DesenvolveSC, promovido pela Secretaria de Administração e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). A terceira edição da maratona de desenvolvimento será realizada entre os dias 18 e 20 de outubro e terá como foco soluções para as áreas de Educação e Saúde Pública. São oferecidas 70 vagas para as áreas de tecnologia da informação e comunicação, design e profissional de negócios. As inscrições podem ser feitas através do site www.sc.gov.br/hackathon