MDB-SC prepara encontro

As primeiras ações do deputado federal Celso Maldaner à frente do MDB catarinense estão baseadas nos três pilares que pregou durante a sua campanha à presidência – trabalho, transparência e diálogo. Após dar posse à Executiva estadual na semana passada, Maldaner começou um projeto de reestruturação do partido, incluindo a sede, com o objetivo de tornar o diretório estadual um ponto de apoio para as lideranças que veem à Capital resolvendo suas demandas municipais, além de dar suporte preventivo nas ações contábeis e jurídicas para os diretórios municipais.

O presidente dos emedebistas também emitiu a primeira resolução que decreta o período de 30 dias para a eleição de novos coordenadores regionais com a indicação também de um coordenador para a Juventude MDB e uma coordenadora para o MDB Mulher, usando como base as 36 regionais estabelecidas no projeto de descentralização de Luiz Henrique da Silveira. Depois de eleito presidente da legenda, Maldaner passou por diversos municípios, agradecendo o apoio recebido e avaliando a estrutura partidária para as eleições e 2020. Agora ele está se dedicando à mobilização de prefeitos e vices para o encontro do dia 6 de julho, em Curitibanos, onde será recriada a Associação dos Prefeitos e Vices do MDB.

 

Empreende Brazil

Divulgação

 

O banqueiro e administrador de empresas João Amoedo vai abrir um dos maiores encontros de empreendedorismo do Brasil, que será realizado em Florianópolis no dia 6 de julho, sábado da próxima semana. A cantora Anitta, na versão empreendedora, Thiago Nigro, criador do canal O Primo Rico, e Roberto Prado, diretor da Microsoft Brasil, também estão entre as personalidades nacionais que comandarão a 6ª edição do Empreende Brazil Conference, ao lado de grandes nomes do mundo dos negócios também de Santa Catarina, como Delton Batista, presidente da ADVB-SC, e Jaime de Paula, presidente da Neoway. Serão mais de 50 palestrantes, em diversas arenas simultâneas, debatendo temas como inovação, franquias, marketing, startups e tendências de futuro. Informações no site empreendebrazil.com.br

 

Logística

Foto: Filipe Scotti/Fiesc

 

Será lançado hoje, durante a reunião de diretoria da Federação das Indústrias (Fiesc), o livro Proposta para Inserção de Santa Catarina no Contexto Logístico Nacional, escrito pelo economista Egidio Antônio Martorano. Em entrevista exclusiva à Coluna Pelo Estado, que será publicada na próxima semana, o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, explicou que a infraestrutura do país está voltada para a exportação de produtos primários, notadamente soja e milho, transportados por ferrovia até os portos. “Nosso estado não está contemplado nessa conformação. E quando olhamos o Plano Logístico Nacional, verificamos que Santa Catarina ficou de fora, porque não somos um estado produtor de grãos.” Leia a íntegra da entrevista de Aguiar em www.scportais.com.br.

 

Valorização A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou o projeto de lei pautado pelo presidente do colegiado, senador Dário Berger (MDB-SC), que estabelece regras gerais para valorização dos profissionais da Educação Básica pública. O PLC prevê medidas como planos de carreira, formação continuada e melhores condições de trabalho para professores, diretores, inspetores e técnicos escolares.

 

Pelo texto, as escolas públicas devem oferecer um plano de carreira que estimule o desempenho e o desenvolvimento desses profissionais em benefício da qualidade da educação escolar; uma formação continuada para a permanente atualização dos profissionais; e condições de trabalho que favoreçam o sucesso do processo educativo. A matéria e segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

 

No limbo O deputado estadual João Amin (PP) apresentou Pedido de Informação ao governo do Estado, questionando o fato de os 172 funcionários efetivos da Secretária de Estado da Saúde lotados no CEPON não terem sido contemplados no organograma ligado à Superintendência de Hospitais Públicos previsto na Reforma Administrativa aprovada. Amin afirma que sem uma solução, esses servidores encontram-se num limbo administrativo.

 

Militares em Lages Praças de todas as regiões, entre policiais e bombeiros militares, se reúnem hoje em Lages na primeira Assembleia Geral da nova gestão da Associação dos Praças (Aprasc), comandada pelo subtenente João Carlos Pawlick. O evento será aberto aos cerca de 15 mil associados. Na pauta, a mudança estatutária, a reposição inflacionária e o plano de carreira da categoria.