PSD-SC sob nova direção
27/06/2019

 

A notícia de que o deputado Milton Hobus havia assumido a presidência do PSD estadual circulou no começo da noite de terça-feira (25) e ontem à tarde ele já realizou uma coletiva à imprensa para falar de seus planos. Acompanhado da primeira vice-presidente, deputada Marlene Fengler, e dos deputados Ismael dos Santos e Julio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa, Hobus anunciou que quer “fazer valer o PSD como um grande partido, com líderes em todo o estado e prefeitos sempre bem avaliados”.

Ele assume o partido depois de um período em que a presidência ficou sendo exercida pelo segundo vice, prefeito de Lages, Antônio Ceron, depois da desfiliação do ex-deputado Gelson Merisio, que presidia a sigla. Para facilitar a reorganização do partido, os deputados estaduais e federais abriram mão de participar da nova Executiva, provisória, abrindo espaço para prefeitos e outras lideranças pedessistas. A bênção para a nova composição do PSD estadual foi dada pelo presidente nacional, Gilberto Kassab, em reunião realizada na segunda-feira (24), em São Paulo, com a presença de Hobus e Garcia.

Tendo no horizonte as eleições municipais do ano que vem, Milton Hobus disse que já está conversando com vários nomes de peso para que venham a se filiar à legenda e que todos vão passar por preparação. “Não queremos simplesmente ter candidatos a prefeito, mas valorizar o time que temos, atrair novas lideranças que tenham espírito público e capacidade de gestão. O partido quer construir uma linha de ideias e princípios e preparar pessoas de fato comprometidas com a boa gestão pública”, adiantou o novo presidente do PSD.

 

Valorização do jornal

Foto: Andréa Leonora/CNR-SC

 

O presidente da Associação dos Jornais do Interior (Adjori-SC), José Roberto Deschamps, e o vice-presidente da entidade, Valmoci de Souza, foram recebidos ontem na sede da Associação de Diários do Interior (ADI-SC) pelo vice-presidente de Gestão e Finanças, Adriano Kalil. O encontro foi mais uma oportunidade para as duas associações que, juntas, cobrem mais de 80% do território catarinense, definirem ações de valorização do meio jornal, seja impresso ou no ambiente digital. Os representantes da Adjori-SC e da ADI-SC também trataram da parceria entre as entidades para coberturas jornalísticas.

 

Cenário nacional Ainda que o objetivo da reunião com Gilberto Kassab tenha sido “resolver o problema de Santa Catarina”, conforme declarou o deputado Julio Garcia, na oportunidade eles também conversaram sobre o cenário nacional. “A avaliação do presidente nacional é que nos próximos anos haverá um enxugamento do número de partidos”, contou Garcia. Para ele, a grande reforma política foi feita com a proibição das coligações nas chapas proporcionais, que passa a ser aplicada nas eleições do ano que vem.

 

Otimismo Segundo o presidente da Assembleia, Kassab está otimista com relação ao quadro nacional. “Ele entende que, passada a reforma da Previdência, haverá um clima de otimismo em relação à economia. Essa reforma não resolve tudo, mas cria um ambiente positivo para que a economia possa crescer.” Garcia considera “salutar” que estados e municípios sejam incluídos na reforma.

 

Outras funções O prefeito de Lages, Antônio Ceron, é o único que sobrou da formação anterior da Executiva do PSD-SC. Ele passou de primeiro para segundo vice-presidente em uma estratégia de valorizar a participação feminina. O PSD Mulher e o PSD Jovem ficaram, respectivamente, sob a coordenação da prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, e do prefeito de Campos Novos, Sílvio Alexandre Zancanaro. Outra mulher na nova composição é Gisela Steiner Scaini, secretária-geral.

 

Sem citar nomes, o novo presidente do PSD, deputado Milton Hobus, disse que entre as novas lideranças que pretende atrair para o partido “podem estar parlamentares de outros partidos”. Na próxima terça-feira (2 de julho) haverá uma reunião com todos os novos membros da Executiva do partido. Além de alinhar metas e estratégias, vão definir o calendário de oito reuniões regionais ao longo do próximo mês. E garantiu: “Em cada uma dessas reuniões vão acontecer filiações de lideranças importantes”.

 

Falando em mudanças… O deputado estadual pelo MDB do Rio Grande do Sul, Thiago Simon, filho do ex-governador gaúcho Pedro Simon, almoçou ontem com os deputados catarinenses Luiz Fernando Vampiro, líder da bancada emedebista na Assembleia, e os colegas Ada De Luca e Volnei Weber. Na pauta do encontro, a articulação para que a direção nacional do partido seja totalmente renovada.