Central de Comunicação recebe homenagem da Alesc

A sessão dessa quinta-feira (25) da Assembleia Legislativa foi interrompida ao final da ordem do dia para a realização de homenagem pelos 30 anos da Central de Comunicação, que abriga a Central de Diários do Interior (CDI), a Central de Notícias Regionais (CNR), a Associação de Diários do Interior (ADI-SC) e o SCPortais. A homenagem foi requerida pelo deputado Mauro de Nadal (MDB), vice-presidente da Casa, e recebeu o apoio de líderes de outras bancadas.

Nadal justificou a iniciativa: “Percebo claramente a importância desse movimento de profissionalização da comunicação de nosso interior, que garante espaço democrático para as manifestações das comunidades e para o conhecimento amplo, por exemplo, das nossas atividades parlamentares”.

Em seu discurso, o presidente da Central de Comunicação, Adriano Kalil, lembrou o início da história da entidade, em 1989, junto com o publicitário Antunes Severo, falecido em 2017. “Hoje a Central de Comunicação tem presença em diversos estados brasileiros e status de referência onde atua”, comemorou. Kalil, que também é vice-presidente de Gestão e Finanças da ADI-SC, destacou que a Central cumpre com êxito o papel para o qual foi criada – mobilizar, fortalecer e valorizar os veículos regionais de comunicação. “Unir pequenos veículos de comunicação do interior de Santa Catarina para, juntos, fazê-los fortes, passou a ser nossa obsessão”, completou.

Em outro trecho da manifestação, o homenageado reforçou que a organização e seus braços são o elo entre as representações institucionais e os catarinenses. “Unidos, somos um grande veículo. Talvez o maior de todos. O localismo se impõe ao globalismo. O olhar regional se sobrepõe ao nacional”, apontou para exemplificar a valorização dos temas que de fato interessam aos moradores das cidades catarinenses, seja por meio de matérias em jornais impressos ou digitais.

O deputado Neodi Saretta (PT) se manifestou ao final da fala de Kalil. Afirmou que o trabalho realizado por esses jornais do interior catarinense, independentemente de serem impressos ou online, fortalece o direito à liberdade de imprensa e ajuda a construção da cidadania.

Também participaram da homenagem o presidente da Adjori-SC, Miguel Gobbi, a deputada Marlene Fengler (PSD), os deputados Marcius Machado (PR), Milton Hobus (PSD), Ricardo Alba (PSL) e Volnei Weber (MDB). A deputada Ada de Luca (MDB) enviou mensagem parabenizando pela data.

 

Case de sucesso

Para demonstrar a capilaridade que atinge em distribuição de notícias, Adriano Kalil mostrou os números de publicação de uma série de matérias com o tema Benefícios Fiscais. O material jornalístico foi produzido pela Diretoria de Comunicação da própria Assembleia e publicado, em rede, pelos veículos da ADI-SC e da Associação de Jornais do Interior (Adjori-SC). O resultado foi uma cobertura de 70% do território estadual.

Um total de 53 impressos publicaram as matérias. Na soma, foram 90 páginas e quase 5 milhões de habitantes na área de abrangência dos veículos. No caso dos portais de notícias, foram 51 sites integrados e 3,4 milhões de usuários únicos.

O conjunto desses resultados, com alguns exemplos de publicação, foi entregue ao deputado Nadal, ao presidente da Casa, deputado Julio Garcia (PSD), e à diretora de Comunicação da Assembleia, jornalista Lúcia Helena Vieira. Garcia elogiou a parceria, que permitiu uma grande distribuição das informações sobre um assunto tão importante para a sociedade catarinense. E ressaltou que os veículos da rede têm o poder de estadualizar os assuntos em debate na Assembleia ou em qualquer outro Poder. Citou especificamente a Coluna Pelo Estado, ferramenta de integração editorial diária da ADI-SC.

 

Andréa Leonora – CNR-SC/ADI-SC