Entrevista Ingrid Assis/PSTU - Candidato ao Governo do Estado

[PeloEstado] – Como única candidata mulher ao governo do Estado, como você avalia a situação das mulheres em SC?
Ingrid Assis – 
Nós temos um problema muito grave no que diz respeito às mulheres em Santa Catarina e ao feminicídio. Somos o quarto estado mais violento do país contra as mulheres e sempre tivemos baixo investimento do governo federal para esse tema. Especialmente nos governos do PT, onde foram destinados menos 30 centavos por ano por mulher para o combate à violência. O combate nunca foi efetivo. 

[PE] – O que é preciso fazer?
Ingrid – 
Basta dizer que tanto que, entre nossos 295 municípios, só existem 37 delegacias especializadas. E, infelizmente, faltam profissionais para atender de uma forma humanizada essas mulheres que são vítimas de violência. Além disso, não há um investimento, uma estratégia, uma política pública para o combate ao problema. E a cada dia aumentam os casos de feminicídio em Santa Catarina. O PSTU defende a destinação de 1% do PIB estadual para atacar esse problema.

[PE] – O problema é o mesmo nas comunidades indígenas, que sua candidatura representa?
Ingrid – 
É ainda pior. As mulheres indígenas, além de sofrerem com a violência e com o feminicídio, não temos delegacias especializadas para nossas comunidades. Muitas dessas mulheres sequer falam português e por isso.