Giro pelo estado | Pavan é internado, JEC demite técnico, praga de pastagem se espalha

A Rede SC Portais reúne os principais assuntos desta segunda-feira (14) com o que você precisa saber para ficar bem informado.

Balneário Camboriú – Deputado Leonel Pavan: Hospital ainda não emitiu novo boletim

Não há novidades sobre o estado de saúde do deputado estadual Leonel Pavan (PSDB). Ele passou mal na manhã desta segunda-feira (14) e foi levado pelo filho ao Hospital da Unimed. O caso está sendo tratado como Acidente vascular Cerebral (AVC). Quando deu entrada na unidade hospitalar, Pavan já não falava e não tinha movimentos. Desde que recebeu a primeira informação sobre o ocorrido, o senador Paulo Bauer, pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB-SC, está em contato com a assessoria e com a família de Pavan. Preocupado, lembrou que na sexta-feira (11) estiveram juntos em roteiro por municípios do Médio e Alto Vale. Só se despediram à noite, ao final do roteiro, em Rio do Sul. O presidente do PSDB-SC, deputado estadual marcos Vieira, está em roteiro pelo Oeste com o ministro da Agricultura, Blairo Borges Maggi, mas igualmente atento às notícias sobre a evolução do quadro.

Na sexta-feira (11), Pavan acompanhou Bauer em roteiro pelo Médio e Alto Vale. Na foto, visita a uma fábrica de tijolos em Pouso Redondo | Foto: J. L. Cibils

Joinville – JEC demite técnico Matheus Costa

O  Joinville oficializou, na noite de domingo (13), a demissão do técnico Matheus Costa após nova derrota na Arena Joinville, na noite de sábado. O resultado manteve o Tricolor na lanterna do grupo B da série C com apenas três pontos conquistados em 15 disputados. A campanha do agora ex-comandante Tricolor ficou muito abaixo do que se esperava dele. Em 10 partidas, foram apenas três vitórias e um empate. A expectativa é de que o anúncio do novo treinador seja realizado ainda nesta segunda-feira (14).

O treinador somou seis derrotas em 10 partidas disputadas | Foto: Beto Lima/JEC

Agronegócio – Praga de pastagem identificada em SC chega a outros Estados

A mosca-da-grama-bermuda, Atherigona reversura Villeneuve, 1936 (Diptera: Muscidae), detectada pela primeira vez no Brasil por uma equipe de pesquisadores liderados pelo entomologista da Epagri Leandro do Prado Ribeiro, chegou ao Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em abril de 2015 aconteceu o primeiro relato do inseto na América do Sul, quando foi encontrado em Abelardo Luz, Chapecó, Palmitos e Videira, nas regiões Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina. A espécie-praga exótica invasora ataca pastagens, provocando sérios prejuízos aos pecuaristas. Estima-se que cultivares de grama-bermuda sejam utilizados em pelo menos 70% das propriedades produtoras de leite do Estado.

Nas duas fotos se vê o ataque da mosca-da-grama-bermuda em pastagens no município de Tietê, SP | Foto: J.L. Souza

 

Itapema – Santa Catarina receberá estrelas mundiais do vôlei de praia em Itapema

Pela primeira vez na história, Santa Catarina sediará uma etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia. Com apoio no valor de R$ 300 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte),  Itapema receberá mais de 160 atletas de alto nível entre os dias 16 e 20 de maio. Os jogos terão entrada franca na arena montada na Meia Praia, entre as ruas 307 e 313. O circuito é o principal torneio internacional de vôlei de praia no país em 2018. Desde a criação do giro, em 1989, o Brasil recebe ao menos uma etapa do Circuito Mundial por temporada. Além disso, é o maior vencedor tanto no masculino, quanto no feminino.

Até agora o Brasil soma sete medalhas no Circuito Mundial 2018, sendo duas de ouro, quatro pratas e um bronze | Foto arquivo: Divulgação / Fesporte

Concórdia – Tombamento da Praça Dogello Goss em pauta

O tombamento faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pela antiga administração com o Ministério Público, para compensar o comprometimento visual da fachada do prédio da Câmara de Vereadores, com a construção da Rua Coberta. O prédio que abriga o Legislativo é a antiga sede da prefeitura, e é um bem tombado como patrimônio histórico. Para evitar a demolição da Rua Coberta, em ação movida pelo Ministério Público, a prefeitura, naquela época, optou em aceitar as medidas propostas de preservar outros bens, como é agora o espaço da Praça Dogello Goss.

A Audiência Pública, que vai discutir o tombamento da Praça Dogello Goss contará com a participação da população de Concórdia e as entidades interessadas no tema e será realizada no dia 24 de maio, a partir das 19h30, na Casa da Cultura | Foto: Divulgação/Somensi Fotografias